Queda de pelos em filhotes: possíveis causas e como tratar?

Queda de pelos em filhotes - possíveis causas e como tratar

Se você notou que seu filhote de cão estar perdendo o pelo em um ritmo alarmante, você não está sozinho. A queda de pelos em filhotes pode ser causada por uma variedade de fatores, alguns dos quais são relativamente inofensivos, enquanto outros podem ser indicativos de um problema mais sério.

Neste post, vamos dar uma olhada em algumas causas comuns de perda de pelos em filhotes de cães, bem como alguns tratamentos possíveis.

É normal a queda de pelos em filhotes?

A queda de pelos em cachorros é normal e normalmente não é motivo de preocupação. Os cachorros soltam normalmente o pêlo durante os primeiros meses de vida, à medida que crescem o pelo adulto.

No entanto, se notar que o seu cachorro perde uma quantidade anormal de pelo ou se a perda de pelo for acompanhada de outros sintomas, pode ser um sinal de um estado de saúde subjacente.

Que doença faz o pelo do cachorro cair?

Há várias causas possíveis de queda de pelos em filhotes de cães, incluindo:

– Alergias;

– Desequilíbrios hormonais;

– Doenças auto-imunes;

– Infecções;

– Bicho de Anel.

Os carrapatos e pulgas também podem ajudar na queda de pelos em filhotes de cães, por isso, se pensa que o seu cachorro pode ter algum destes, não se esqueça de o levar ao veterinário para tratamento.

Qual época mais cai os pelos do cachorro?

Ao contrário da crença popular, os cães não perdem mais pelos durante os meses de primavera e verão. Na verdade, eles perdem pelos durante todo o ano, mas a quantidade de pelagem varia dependendo da raça e do tipo de pelo.

Por exemplo, raças de pelagem dupla como Labs e Golden Retrievers os pelos tendem a se desprender mais durante os meses mais quentes. Por outro lado, raças de pelagem única como Poodles e Bichons Frises tipicamente perdem pelagem nesta época, mas podem passar por períodos maiores de queda conhecido como “sopro de pelagem”.

Isto pode ocorrer duas ou três vezes por ano e geralmente é desencadeado por mudanças na temperatura ou umidade.

Portanto, se você estiver se perguntando qual época mais caem os pelos do seu filhote, na verdade depende de uma série de fatores. E embora não haja maneira de parar completamente, a escovação e o asseio regulares podem ajudar a minimizar a quantidade de pelos que acabam em seus móveis e pisos.

Qual o melhor tratamento para queda de pelo de cachorro?

Há várias causas possíveis de queda de pelos em filhotes, desde alergias a parasitas. Entretanto, a causa mais comum é simplesmente a má nutrição.

Queda de pelos em filhotes - Tratamentos

Os filhotes exigem uma dieta rica em proteínas e ácidos graxos essenciais a fim de promover um crescimento saudável. Se seu filhote não estiver recebendo o suficiente desses nutrientes, isso pode resultar em um pelo seco, quebradiço e propenso a quebrar.

Além disso, os filhotes também precisam de muito exercício para estimular o fluxo de sangue para sua pele e pelo. Se seu filhote de cachorro estiver inativo, isso pode levar a um crescimento de pelos insalubres.

A melhor maneira de tratar a queda de pelos em filhotes de cachorro é garantir que seu animal de estimação esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa e muito exercício. Se você não tiver certeza sobre a dieta de seu cachorro, consulte um veterinário para aconselhamento.