Raça de Pitbull: o que saber antes de adotar esse cão

Raça de Pitbull - o que saber antes de adotar esse cão

A raça de Pitbull é muitas vezes injustiçada como um cão violento e sem controle, mas, o que poucos sabem é que este tipo de cachorro pode ser criado normalmente como qualquer outro.

Histórico da raça de Pitbull

A raça de Pitbull surge no final do século XVIII e  início do século XIX. Ele foi colocado nas arenas para lutar contra os touros, moldando assim sua lenda.

Em 1835, quando a luta foi proibida na Grã-Bretanha, a raça de Pitbull tornou-se mais clara com o cruzamento de Buldogs com terriers mais rápidos, vivos e leves.

Características físicas

Considerado um cão de porte médio, o Pitbull se destaca por possuir músculos bem definidos e uma estrutura óssea bem avantajada.

Com pelos curtos e comumente encontrados na cor preto e marrom, o Pitbull é um legítimo cão imponente, que se faz respeitar pela sua característica física.

Alimentação

O Pitbull pode comer um pouco de qualquer coisa. Quer se trate de uma ração de qualidade ou  alimentos naturais feitos de carne, amidos e vegetais frescos.

Não hesite em adicionar um pouco de azeite, por exemplo, que adiciona vitaminas e minerais essenciais ao seu desenvolvimento. Sua alimentação deve ser dividida em 2 refeições ao dia.

Treinamento

Para que esta raça seja verdadeiramente devotada aos seus donos, eles devem se encarregar de sua educação desde muito cedo. É um trabalho longo que exige exercícios diários.

De natureza poderosa, ele deve aprender a obedecer e ser mantido na coleira desde tenra idade. Um bom adestramento dará ao Pitbull qualidades de  lealdade  e  fidelidade. Desta forma, ele vai se tornar encantador, cativante e doce.

Condições de vida

O Pitbull não é um “matador”, mas um cão que transborda energia e precisa se esforçar. Ele não suporta ficar em espaços fechados por muito tempo.

Um jardim campestre ou um quintal grande permite que ele estique as pernas. Caso contrário, uma ou mais caminhadas diárias são necessárias.

Saúde

O Pitbull tem uma saúde muito boa. Raramente adoece. Ele não tem patologia genética. No entanto, devido a uma pelagem muito curta, é particularmente  sensível  ao  calor  e  ao frio.

Portanto, será necessário tomar cuidado para não expô-lo ao frio ou sair com ele durante os dias quentes do verão. O Pitbull pode ser propenso a alergias e dermatites.

Um Pitbull saudável costuma ter uma expectativa de 11 a 13 anos.

O Pitbull é perigoso?

Longe de sua imagem de um cão perigoso, a raça de Pitbull é na verdade muito delicada e gentil, com uma inteligência notável.

Raça de Pitbull é perigosa

Ele se encaixa muito bem em qualquer ambiente familiar, inclusive com crianças pequenas, aliás, ele ama brincar com os pequeninos, e costuma ser bem protetor deles.

É claro que, para que essas características de calma  e  gentileza se desenvolvam, o Pitbull deve ser criado com dedicação e carinho, além de ter um adestramento desde filhote, assim, ele nunca desenvolverá a menor agressividade.

Se você busca um cão amigo, protetor, que gosta de brincar e conviver ao ar livre, a raça de Pitbull é perfeita para sua família. Em caso de necessidades especiais, fale com seu veterinário.