Sarna em Cachorro – causas, sintomas, como tratar corretamente

Sarna em Cachorro - causas, sintomas, como tratar corretamente

A sarna em cachorro é um problema de saúde bem comum. No entanto, é aconselhável ter cuidado, pois é transmitido rapidamente para outros animais, bem como para os seres humanos.

Quais são as causas? Como se manifesta? Como tratá-lo? Como prevenir? Nós temos as respostas para suas perguntas.

Sarna em cachorro: o que é?

O agente causador da sarna em cachorro é um ácaro microscópico (que não pode ser visto a olho nu) que se aloja na pele do cão e cava galerias ali.

Ele é dependente de seu hospedeiro, o cão, e sua presença cria lesões cutâneas significativas, por isso é um parasita.

Seu ciclo ocorre inteiramente na pele do cão. Tenha cuidado, no entanto, a sarna canina pode ser transmitida aos humanos por algumas semanas.

O agente causador da sarna canina é transmitido de cão para cão. Mas o parasita da sarna pode sobreviver por alguns dias ao ar livre.

Portanto, é possível que o cão pegue sarna através do ambiente ao seu redor.

Sintomas

De fato, a coceira é um dos primeiros sintomas da doença nos cães. Ele se coça, mordisca, se esfrega nas paredes e se sacode.

Nada parece ser capaz de detê-lo. A coceira causada pela sarna em cães é uma dor irritante.

As lesões cutâneas desenvolvem-se em todo o corpo e em particular ao nível da cabeça, cotovelos, joelhos, barriga, flancos e peito do cão.

Também pode haver lesões de sarna nas orelhas do cão e em particular ao nível do pavilhão sem que sejam ácaros da orelha (é outro ácaro chamado Otodectes cynotis que causa ácaros da orelha e que coloniza geralmente o canal auditivo).

O cão apresenta pequenas manchas vermelhas na pele chamadas pápulas, queda de pelos, crostas, escamas e escoriações (áreas onde a pele está esfolada).

Em casos mais graves, ele pode perder peso e a temperatura do cão pode subir.

Outros ácaros, como demodex, cheyletiella, podem causar lesões que podem parecer sarna. Este também é o caso da dermatite atópica ou alergia a picadas de pulgas de cães.

Os cães mais propensos a pegar sarna são cães jovens, em canis ou abrigos, de fazendas onde há falta de higiene ou cães que frequentam matas onde as raposas estão infestadas de sarna sarcóptica.

Tratamentos para a sarna canina

Como é microscópico, apenas um veterinário pode ajudá-lo a encontrar a resposta. Para isso, ele observará as lesões, suas localizações e sua aparência.

Sarna em Cachorro - como tratar corretamente

Ele poderá realizar exames complementares e pode verificar a presença ou não de uma infecção bacteriana ou fúngica. Em geral, se ele suspeitar de sarna, ele raspará para remover células mais profundas e quaisquer parasitas responsáveis ​​pelas lesões.

Se você ou um membro da sua família tiver lesões na pele, não hesite em comunicar ao seu veterinário (e ao seu médico), pois pode ajudá-lo a fazer o diagnóstico do cão.

Os ácaros da sarna em cachorro são muito difíceis de encontrar, mesmo para veterinários especializados.

É por isso que, mesmo sem encontrar nenhum caso de forte suspeita, o veterinário ainda colocará em prática um tratamento contra a sarna.

Para tratar o seu cão, o veterinário utiliza um medicamento antiparasitário, geralmente na forma de pipetas ou comprimidos. Esses produtos também costumam tratar pulgas e carrapatos de cães.

Como o agente da sarna sobrevive no ambiente externo e é muito contagioso, será imperativo tratar todos os seus cães, mas também o ambiente onde o cão passa mais tempo.