Tudo que você precisa saber sobre criar um Buldogue!

criar um Buldogue

Em primeiro lugar, para quem deseja criar um Buldogue é necessário conhecer as características e necessidades desta raça. Este é um cão enrugado, porém é muito simpático. É também, uma raça extremamente forte, já que foi feita para derrubar um touro. 

Os Buldogues passaram por muitas transformações, atualmente, são baixos e largos. Por isso, não são aptos para trabalhos mais pesados. Para continuar aprendendo sobre esta raça, acompanhe o nosso artigo.

Qual a origem e história dos Buldogues?

Primeiramente é uma raça inglesa, que existe desde o século XIX. No início eles surgiram para serem cães de luta, no entanto, a sua natureza gentil e afetuosa chamou a atenção do público. Estima-se que o Buldogue seja descendente da raça mastiff da Ásiaraça, podemos encontrar até dois tipos desta raça, que são: Bulldog Inglês e o Bulldog Francês. 

Sendo que, o Buldogue inglês é considerado o mais musculoso. Em contrapartida, o Buldogue francês é menor e mais compacto. Todavia, eles têm vários pontos em comum. Por exemplo: rostos enrugados, focinhos achatados e orelhas caídas.

Buldogue Inglês – criar um Buldogue

Antecipadamente, esta é uma raça que possui fãs em todo o mundo. Se você tem interesse em adotar um cachorro desta raça, saiba que ele adora passear, por isso, reserve um tempo para levá-lo para brincar. Abaixo, apresentaremos outras características importantes que os tutores devem conhecer. 

– Temperamento: À primeira vista, mesmo com a sua cara amarrada, este é considerado um cachorro jovial e amável. Tem um jeito carinhoso e teimoso, pode se dar muito bem com crianças. Graças à sua sensibilidade e atenção, este é um cão que está sempre vigilante.

– Características: Todavia, este é um cachorro de fácil adaptação. Estes cães não se atraem com práticas de exercícios, por isso, basta apenas ter dez minutos de caminhada. Os cachorros que possuem um focinho mais curto, podem ter problemas respiratórios.

Eles também são mordedores incorrigíveis, então tenha brinquedos de morder à disposição. Uma das curiosidades que mais chamam a atenção dos tutores, é que as fêmeas são menos amorosas que os machos.

Bulldog Francês – criar um Buldogue!

Para criar um Buldogue é importante saber que o francês também é bem tranquilo, nesse sentido, temos que estudar suas características e necessidades. Veja agora, sua condição física:

  • Expectativa de vida: 12 anos;
  • Média de altura: 35 cm;
  • Média de peso: 14 kg.

Por serem amorosos, podem se dar muito bem com humanos e crianças pequenas. Os tutores também devem oferecer a ração apropriada para esta raça, já que eles podem ter sensibilidade alimentar. Para higienizá-lo basta uma escovação apenas quando houver necessidade, você também pode verificar a presença de lesões, manchas e textura da pele. 

Quais os problemas de saúde mais comuns?

Várias raças podem ter problemas específicos, com os Buldogues não é diferente. Dessa forma, se você quer criar um Buldogue, tenha atenção com as doenças abaixo:

criar um Buldogue

– Displasia de quadril e cotovelo: Trata-se de uma condição que pode atingir cães de grande porte. Provocando assim, a dor e artrite.

– Problemas respiratórios: É possível que esta raça possa ter problemas para respirar, isso ocorre com cães de focinho achatado e com narinas estreitas.

– Problemas de pele: É importante ter cuidado com as rugas faciais, afinal, podem ter bactérias e fungos, que causam irritações e outros problemas. 

– Alergias: Os tutores devem ter cuidado com os alimentos, estes cães podem desenvolver alergias alimentares. 

Quais cuidados para criar um Buldogue?

Para proporcionar maior conforto para seus cães, alguns cuidados são necessários, veja agora quais cuidados devemos ter com os Buldogues:

– Temperatura: Para quem pretende adotar um Bulldog, saiba que este é um cão que pode ter sensibilidade a temperaturas extremas. Contudo, temos que deixá-lo em casa, para que eles não fiquem expostos a mudanças climáticas. 

– Alimentação: Temos que ter cuidado com os alimentos que oferecemos, esta é uma raça que pode ter ganho de peso com facilidade. Para evitar o sobrepeso, tenha uma rotina de exercícios e controle a quantidade de comida. 

– Banho: Não há necessidade de dar muitos banhos em um Bulldog. Entretanto, para não ter problemas de pele, faça higienização regular nas suas dobras. Para a higienização, tenha uma solução adequada com lenço umedecido. 

– Respiração:  Os cachorros com focinho curto, apresentam problemas com respiração frequentemente. Nos casos mais raros, eles podem necessitar de intervenção cirúrgica.

– Piscina: Se você tem interesse em adotar um Bulldog francês, todavia, é fundamental ter cuidado com a piscina. Afinal, eles não nadam muito bem. 

Como adotar um Bulldog?

Se o objetivo é criar um Buldogue, então, é importante realizar alguns passos conforme mostraremos a seguir:

  • Pesquise na web: Para criar um cão desta raça com segurança, é primordial aprender sobre comportamento e características.
  • Escolha um criador respeitável: Existem criadores que são especializados em uma determinada raça. Assim, você pode adotar um cão que esteja com a saúde em dia e que já esteja acostumado a um ambiente familiar.
  • Considere a adoção: Os Buldogues são adoráveis, necessitam de um lar para serem cuidados. Além de casas especializadas, você também pode encontrá-los em abrigos de animais e organizações de resgate.

Ao adotar um pet, tenha em mente que é necessário cuidar da higiene, alimentação e saúde. Contudo, os cães também necessitam de um momento de socialização. Analise suas condições emocionais, financeiras e sua rotina, antes de concluir a adoção de um cachorro. 

A vacinação é um outro ponto primordial que os tutores devem ter cautela, principalmente para os cães filhotes. As vacinas da gripe canina e a V8 e V10 são extremamente importantes para proteger a imunidade do animal. Sendo que, a V8 e a V10 devem ser tomadas quando os cães ainda são bem pequenos, nas primeiras 8 semanas de vida.

No momento de adotar um pet, vá até um veterinário e procure saber mais sobre o cronograma de vacinação, sobre as especificidades relacionadas a raça que você quer adotar. Dessa forma, você pode evitar surpresas desagradáveis.

Conclusão 

Portanto, para criar um Buldogue é necessário paciência e companheirismo. No entanto, eles podem ser verdadeiros companheiros, por estarem sempre em alerta, são ótimos vigilantes quando há pessoas estranhas no ambiente. 

Em suma, se você tomar os devidos cuidados, este cão pode ter sua vida prolongada. Para isso, é necessário tomar cuidado com a alimentação, além de desenvolver alergia alimentar, este pet pode ter sobrepeso.