Adestramento positivo: o que é e como aplicar?

Adestramento positivo

O adestramento positivo nada mais é do que, evitar qualquer ação que possa punir o animal, para que seja considerado reforço positivo, o pet deve ser recompensado por conta dos seus comportamentos desejados. Assim, os cães devem ser educados sem o uso de aversivos, para cumprir este tipo de adestramento, é importante que os cães sejam respeitados como espécie.

Não devemos nos focar somente em ensinar os cães a fazerem comandos, se você não tem experiência com o AP convém contratar um especialista. No entanto, acompanhe o artigo para saber mais sobre o tema!

O que é o adestramento positivo?

Trata-se de um treinamento que consiste em oferecer um prêmio, toda vez que um pet realiza um determinado comportamento corretamente. É um desdobramento de técnicas que é aplicada por  médicos-veterinários, biólogos e especialistas em comportamento animal.

Para que este método seja cumprido, é fundamental que não haja punições. por isso, é denominado treinamento positivo para cães, veja como funciona a seguir.

Como ele funciona? 

Este adestramento é a aplicação da técnica de ensinar sem punir. Este adestramento possui diferentes técnicas que possibilitam a melhoria da qualidade de vida do cão. Através desse treinamento, é possível evitar problemas como:

  • Destruição de chinelos;
  • Mexer nos fios;
  • Fazer coco e xixi em local inapropriado, etc.

Alguns cães também podem ter dificuldades para se adaptar à nova casa, isso torna o animal incontrolável. Dessa maneira, os tutores de cães necessitam de ajuda dos adestradores para contornar a situação. Eles não podem utilizar métodos aversivos que podem deixar o animal traumatizado.

Antes de pedir ajuda ao adestrador, por sua vez, é importante que os tutores de cães peçam orientação ao veterinário. Assim, para detectar um possível problema de saúde. Algumas raças podem desenvolver depressão e ansiedade, por exemplo. 

Para muitos veterinários, a má conduta pode estar relacionada a algum problema físico, por isso é necessário investigar. Todavia, se o tutor não consegue treiná-lo corretamente ele deve sim, buscar auxílio de um profissional. Os tutores também devem observar como o animal está reagindo ao adestrador.

Este é um treinamento que é baseado nos princípios científicos da aprendizagem animal. Ou seja, deve envolver respeito e forma motivacional. Para convencer o cão a cumprir determinados comportamentos, é necessário incluir brincadeiras, comida, petiscos, carinho. Além disso, há outras formas de recompensas que podem ser acrescentadas. 

Diferenças entre o adestramento com punição e positivo

As metodologias utilizadas para treinar os animais possuem diferenciais explícitos. Veja como deve agir um adestrador positivo:

Adestramento positivo: o que é e como aplicar?

  • Todo adestrador positivo deve compreender qual é o problema. Além disso, deve entender também quais são os objetivos do tutor;
  • O adestrador deve explicar todos os procedimentos que devem ser realizados;
  • É necessário que haja a presença do tutor durante as aulas;
  • O tutor precisa aprender sobre o processo de aprendizagem;
  • O cão emite sinais corporais no decorrer da comunicação;
  • O tutor sente se a aula está tendo bom aproveitamento;
  • Assim que o adestrador chegar na sua residência, o cão vai correndo para recebê-lo. 

Passo a passo para o adestramento positivo para os cães 

Os cães devem ser treinados quando ainda são filhotes. No entanto, é importante lembrar que a repetição é a chave para um bom adestramento. De acordo com o perfil do cachorro, os tutores podem optar por chamar um adestrador ou não.

Para aplicar adequadamente o adestramento inteligente, nunca utilize a violência. Então, confira mais algumas dicas abaixo:

1.° O que fazer se o cão late muito?

O ato de latir demais, pode ser que o cão está entediado ou agitado. Nesse sentido, para deixá-lo mais tranquilo estabeleça uma rotina de passeios e entretenimento com brinquedos. Quando os cães estão latindo por qualquer coisa, isso quer dizer que, eles não tiveram um bom adestramento.

2.° Xixi em local errado

Este procedimento deve ser corrigido quando o cachorro ainda é filhote, pois o adestramento na fase adulta é mais complicado. Assim, os tutores devem deixar claro o local correto para que o animal possa fazer as suas necessidades.

Para ter um adestramento positivo, é importante que haja paciência, respeito e dedicação. Dessa forma, este procedimento evita que o cão tenha contato com as suas necessidades.

3.° Atender a um chamado

Quando chamá-lo pelo nome tenha sempre um petisco em mãos, se o cão atender corretamente, ofereça a recompensa. Durante os passeios este exercício deve ser feito, para que o cão se acostume a ser chamado pelo nome.

4.° Fazer xixi no local indicado

Se os cães agem adequadamente, eles devem ser elogiados e recompensados. Dessa forma, eles começam a identificar o que é certo e o que é errado. Eles podem perceber também quando os tutores estão chamando a sua atenção. 

5.° Não fazer outras atividades inadequadas 

Se o cão não encoxou na visita, não cavou buracos, não pulou na cama. Além disso, também não chorou quando estava sozinho. Procure criar uma rotina de recompensas com passeios extras, presentes e petiscos. Contudo, lembre-se que estes treinamentos devem ser de rotina. 

Qual a importância do adestramento para os cães?

É necessário compreender que, o adestramento não tira a personalidade do cão, todos os cães que são adestrados podem se desenvolver emocionalmente e fisicamente. Contudo, também possuem estímulos para raciocínio, memória e socialização. 

Este adestramento positivo, possui a missão de mostrar aos tutores de cães como devem ser aplicadas técnicas e conceitos de comportamento animal. Melhorando com isso, o convívio com pessoas e animais. 

Ao aprender a aplicar essas noções básicas, os tutores de cães podem ter um momento mais agradável com seu cão e os demais habitantes da casa também se sentem mais seguros.

Com a ajuda do adestramento, o pet é educado de uma forma mais lúdica. Quando o cachorro já tem 3 meses de idade, ele já consegue identificar o próprio nome. Nesse período, os tutores de cães podem começar com pequenos treinamentos.

Conclusão

Portanto, agora que você entendeu o que é o adestramento positivo. Nunca seja agressivo com seu cão, este treinamento não pode ter nenhum tipo de punição. Dessa forma, os cães se sentem mais tranquilos para obedecer aos comandos dos adestradores. Então, podem repetir os mesmos comandos em casa.

Na fase de treinamento, é importante estabelecer uma rotina, para que o animal possa se acostumar aos procedimentos.