Bearded Collie: o que você precisa saber sobre esta raça!

Bearded Collie - o que você precisa saber sobre esta raça

O Bearded Collie é um cachorrinho muito gracioso. Amigo, companheiro, esta raça de cães conquista a todos em sua volta e é uma das raças mais procuradas, especialmente, para quem tem crianças ou pessoas idosas em casa.

Se você deseja adotar um cachorrinho e ainda tem dúvidas sobre qual raça escolher, certamente vai se apaixonar pelo Bearded Collie após ler este artigo, confira!

Bearded Collie – Origens e história

O Bearded Collie é um cão muito antigo, que vem do cruzamento do Bobtail com a forma primitiva do Collie; na realidade, não temos certeza de suas origens mais remotas.

Os primeiros documentos escritos relativos a este cão datam do século XVI, mas parece que já existia na época da invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos.

Características do Bearded Collie

Carinhoso

Este cão é um animal afetuoso com um temperamento amigável e jovial. O filhote de cachorro Bearded Collie é particularmente esperto e muito atencioso com seus donos.

O Bearded Collie adulto pode ser calmo, um companheiro muito carente que gosta bastante de carinho.

Brincalhão

Este cão é muito alerta e brincalhão, principalmente quando ainda é filhote. Sua necessidade quase insaciável de se exercitar e liberar toda a sua energia diariamente o torna um companheiro perfeito, para jovens e idosos.

Inteligente

Como qualquer bom cão de trabalho, ele é um companheiro muito inteligente, que saberá usar suas habilidades tanto em cooperação quanto em tolices.

Este cão pode facilmente apresentar suas habilidades para decidir não cooperar e fazer suas travessuras para persuadir aqueles ao seu redor.

Além disso, graças à sua inteligência, este cão é frequentemente muito apreciado pelos mestres que desejam ensinar truques ao seu animal

Será então uma questão de canalizar sua grande energia e encontrar uma motivação adequada para capturar sua atenção e manter sua concentração.

Independente

O Bearded Collie é um cão extremamente independente, gosta de liberdade e raramente espera pelo seu dono quando quer fazer algo.

Fácil de treinar / obediente

Embora seja bem amigável, este não é um cão muito fácil de treinar. O temperamento muito enérgico e determinado deste cão pode ser um empecilho na sua educação.

No entanto, um treinamento firme e iniciado desde a tenra idade, bem como uma relação fortalecida entre ele e seu mestre, serão as chaves para obter a cooperação dele.

Se as necessidades deste cão forem satisfeitas e uma relação baseada na confiança for fortalecida, ele poderá cooperar sem grandes dificuldades e até aprender truques engraçados para o maior prazer de jovens e idosos.

Bearded Collie em um apartamento

Criá-lo em um apartamento é possível, mas somente se vários passeios diários forem oferecidos a ele e ele estiver suficientemente cansado. É o mesmo, aliás, se ele mora em uma casa com jardim.

Como criar um Bearded Collie em apartamento

Sem passeios regulares, essa pequena bola de energia desenvolverá problemas comportamentais e poderá facilmente fugir assim que tiver a oportunidade, portanto, é importante ficar sempre de olho, rsrs.

Claramente, este cão será capaz de se adaptar a qualquer tipo de ambiente, viver dentro e fora de casa, desde que suas necessidades sejam respeitadas e atendidas.