Shar-Pei: o que saber sobre esta raça antes de adotar um filhote!

Shar-Pei - o que saber sobre esta raça antes de adotar um filhote

Se procura o cão com mais dobras do mundo, encontrou! Mesmo que alguns possam achar o físico do Shar-Pei realmente muito estranho, outros estão, ao contrário, completamente fascinados.

Principais curiosidades sobre o Shar-Pei

Mas o sucesso deste cão de 18 a 25 quilos não se deve apenas à sua aparência enrugada. Seu temperamento calmo e leal também o torna um cão muito cativante. Aqui estão algumas informações essenciais para saber sobre este cão como nenhum outro!

A Origem do Shar-Pei

Foram descobertas na China, estatuetas representando Shar-Pei e que datam de mais de 2.000 anos. Isso significa que a origem desta raça de cães remonta a cerca de 200 aC, tornando-se uma raça particularmente antiga.

Na época, o Shar-Pei era usado pelos camponeses chineses como cão de caça e cão de guarda. Sua pele solta o protegia de mordidas mortais.

De fato, se outro cachorro o mordesse, haveria pouca chance de ele danificar seus órgãos internos. Foi só mais tarde que ele foi treinado em combate e acabou se tornando um cão de guarda.

Ele tem uma língua azul

Como as girafas, o Shar-Pei tem a língua azul. Esta cor é única no mundo canino, pois apenas o Shar-Pei e o Chow-Chow têm a língua azul. Outra de suas características é o focinho escuro.

Suas rugas desaparecem com a idade

O Shar-Pei tem muitas dobras no rosto e no corpo, é um fato. Mas o que pouca gente sabe, é que os cachorros desta raça são muito mais enrugados quando jovens e à medida que envelhecem elas tendem a desaparecer.

Ele não gosta de água

Raros são os Shar-Peis que gostam de água! De fato, a pele deste cão é tão densa e enrugada que a umidade sempre o incomoda, assim, eles não gostam muito de tomar banho.

Altamente saudável

O Shar-Pei é de natureza bastante robusta. No entanto, ele ainda pode apresentar alguns problemas de saúde, principalmente por causa de sua pele muito particular.

Assim, é particularmente propenso a infecções de ouvido e pele. De fato, suas rugas têm a desvantagem de reter todas as pequenas impurezas e, portanto, devem ser limpas diariamente para evitar infecções.

O Shar-Pei também é sensível a temperaturas escaldantes  por causa de suas rugas que acabam retendo calor. Para evitar a insolação, é essencial nunca deixá-lo exposto à luz solar direta e ficar atento ao menor sinal de desidratação.

Ele tem pelo curto e áspero

Se você deseja adotar um cão macio como um ursinho de pelúcia, este é o Shar-Pei! Ele tem uma pelagem tão áspera que seu nome significa literalmente “pele de areia” em chinês.

O Shar-Pei é totalmente dedicado à sua família

Na verdade, é um dos cães mais leais que existe. Por outro lado, apesar de seu amor por seu dono, ele não é muito de demonstrar, o que às vezes pode ser uma surpresa.

Shar-Pei -caes leais e muito dedicados a familia

No entanto, isso não significa que ele não gosta de companhia ou de brincadeiras! Pelo contrário, se for deixado sozinho com muita frequência, pode ficar completamente deprimido e até se mostrar agressivo.

O Shar-Pei é uma raça muito leal e tranquila de se criar. São em geral, cães muito amigos e gostam muito de limpeza, uma boa opção para quem tem pouco tempo e preferem um cachorro mais independente.

Agora que você conhece mais sobre o Shar-Pei, adote já o seu filhote!