Como limpar um cachorro com o nariz escorrendo

É bastante comum ver um cachorro com o nariz escorrendo. Isso pode ser causado por problemas de saúde, muitas vezes benignos. Ainda assim, é importante ficar atento aos primeiros sintomas.

Sintomas de corrimento nasal em cães

Um cão com nariz escorrendo geralmente é um cão doente. Especialmente em filhotes, um nariz escorrendo pode ser um sinal de uma doença infecciosa.

Fique tranquilo: a secreção nasal geralmente é benigna. Mas ela não deve ser subestimada.

Um cachorro com nariz escorrendo é uma reação do corpo para limpar melhor as vias nasais.

A secreção nasal geralmente é um líquido fino e claro que vaza do nariz do cão e pode ser acompanhada de hemorragias.

O sangramento geralmente ocorre em resposta a uma lesão ou corpo estranho, enquanto uma secreção nasal clara é mais frequentemente a resposta a uma infecção viral mais ou menos grave.

Principais causas de um cachorro com nariz escorrendo

Existem muitas razões para um nariz escorrendo em cães. Dependendo do caso e do tipo de fluxo, pode ser:

• uma doença infecciosa do cão;
  • uma alergia a cães;
  • uma infecção nasal;
  • a presença de corpo estranho no sistema nasal do cão;
  • um tumor nasal.

Quando procurar um veterinário?

Não há necessidade de consultar um veterinário se o seu cão tiver um corrimento nasal simples, translúcido e transitório.

Por outro lado, alguns casos podem exigir uma consulta veterinária de emergência:

• Se o corrimento for espesso e opaco;
  • Se o cão está com febre;
  • Se o corrimento for acompanhado de hemorragias nasais;
  • Se o cão tem uma certa intolerância ao esforço, ou sofre de distúrbios respiratórios;
  • Se o cão sofre de apatia, tremores ou perda de apetite;
  • Se o nariz escorrendo continuar por vários dias seguidos.

Se ao ver o seu cachorro com o nariz escorrendo acompanhado por uma perda de energia e desânimo, aí sim, é melhor consultar um veterinário rapidamente.

Seu cão pode estar com dor e precisar de cuidados imediatos.

Como tratar um cão com nariz escorrendo?

O tratamento de um corrimento nasal depende sobretudo da origem deste fluxo. Um veterinário irá diagnosticar o cão e realizar vários exames (incluindo um exame da cavidade nasal ou uma medição de temperatura), para entender a origem do fluxo.

Dependendo do caso, um cão com nariz escorrendo pode se beneficiar de diferentes tratamentos:

• O tratamento medicamentoso pode ser implementado em caso de infecção nasal ou doença;
  • Diante de um cão alérgico, um tratamento anti-histamínico será proposto pelo veterinário, além de uma mudança no estilo de vida;
  • Em certos casos (especialmente na presença de corpo estranho ou tumor nasal), apenas uma intervenção cirúrgica permitirá tratar o animal.

Como limpar seu amiguinho(a)

Molhe uma gaze em um pouco de soro fisiológico e passe sobre a região afetada. Tente limpá-lo sempre que perceber um certo desconforto ou que o cão tem dificuldades de respirar.

Tratamentos para cachorro com nariz escorrendo

Limpe o ambiente ao seu redor e o remova imediatamente de locais úmidos, correntes de ar e, principalmente, o mantenha longe do ar condicionado.

Na maioria dos casos, um cachorro com nariz escorrendo pode se resolver sozinho (ou com medicação) após alguns dias e representa relativamente pouco risco para o cão.

No entanto, uma consulta veterinária é altamente recomendada em caso de corrimento nasal, a fim de tratá-lo o mais rápido possível, ainda mais, se ele sofrer uma lesão ou um problema de saúde grave (como cinomose, por exemplo).