A relação entre seres humanos e caninos remonta aos períodos pré-históricos, e, desde então, a proximidade entre essas duas espécies só foi aumentando. O adestramento é fundamental na relação entre tutor e cãozinho, pois permite o aprendizado e a utilização de comandos básicos para cachorros para uma relação cada vez melhor com seu dono.
A alegria que um cachorro pode nos proporcionar é imensa e impossível de descrever em palavras. Quando estamos tristes ou cabisbaixos, lá vem eles com todas as suas trapalhadas, gracinhas e lambidas para nos colocar para cima, o que faz com que sejam seres cheios de amor.
E, cá entre nós, todo mundo adora ver um cãozinho obediente, que sabe responder aos comandos de várias pessoas e fazer o que lhe pedem. É um verdadeiro show.
Por isso, preparamos para você uma pequena lista com alguns comandos básicos para cachorros que podem, tanto ajudar na relação entre vocês, como impressionar as visitas que chegam em sua casa.
comandos básicos para cachorros
Os cachorros obedecem comandos que vão muito além das palavras que falamos, mas da entonação que utilizamos em nossas vozes e na linguagem corporal que proporcionamos.
Além de serem muito positivos para a relação entre tutor e animal, os comandos podem auxiliar muito na saúde física e mental de seu animalzinho, que estará sempre se movimentando e exercitando-se.
No caso da saúde mental do animal, os comandos são importantes pois estimulam o raciocínio do mesmo, exercitando sua memória, aumentando sua concentração e diminuindo sua ansiedade.
E em relação à saúde física, nem se fale. Comandos como “pega!” e “corre!” fazem com que seu animalzinho se movimente e fique cada vez mais saudável e forte.
Quando falamos do comportamento do animal, os comandos também são ótimos aliados, pois ajudam no adestramento e aumentam o nível de obediência do animal, corrigindo problemas de comportamento que podem dar muitas dores de cabeça aos donos.
E nada melhor do que uma ótima comunicação entre o tutor e o cãozinho, não é mesmo? Já que vocês foram feitos um para o outro, nada melhor do que uma boa comunicação para irrigar cada vez mais esse jardim cheio de amor que vocês dois plantaram.
Quantos comandos um cão pode aprender?
Tudo o que se refere à capacidade de nossos “cãopanheiros” tem a ver com suas raças. Há umas mais inteligentes do que outras, podendo entender e executar mais ou menos comandos, a depender também da forma como o animal é adestrado.
Os cães mais inteligentes, como os de pastoreio e os poodles, podem chegar a entender até cinquenta palavras diferentes.
Entretanto, os cachorros “normais”, como os que temos em casa, conseguem entender uma média de 15 comandos diferentes. Tudo dependerá da forma como seus tutores o estimulam, como brincam com ele, se o levam para passear, entre outras coisas.
O Guinness Book registrou uma vez o caso de uma Poodle Toy chamada Chanda-Leah, que a recordista em resposta a comandos humanos, os mais inusitados possíveis.
Ela era, na época, capaz de fazer 469 truques diferentes, entre eles, guardar seus brinquedos, passear em cima de um skate e até, acreditem, tocar piano!
Mas sabemos que nem todos os cachorros são assim, e está tudo bem também se seu cãozinho não responde muito bem a muitos tipos de pedidos diferentes, o que importa no final das contas é o amor que vocês têm um ao outro.
Como fazer comando para cachorro?
Vejamos abaixo uma pequena lista com os principais comandos caninos e a melhor forma de ensiná-los:
01 – Sentar
Esse é o primeiro e mais importante de todos os comandos que devem ser ensinados aos cachorros, pois serve de base para os demais que virão a ser ministrados no futuro.
Além disso, com uma boa ordem de sentar, será muito mais fácil tranquilizar seu cãozinho em situações onde ele esteja muito agitado, como por exemplo quando vai sair para passear.
Para isso, você deverá pegar um petisco, de preferência algum que seu amigão goste muito e usá-lo como “isca”.
Mostre o petisco ao cãozinho e chame a atenção dele para o mesmo. Com isso feito, você deverá fazer um movimento giratório que começa do focinho e vai até atrás da cabeça, fazendo-o sentar para que consiga acompanhar a rotação que está sendo feita.
Quando ele se sentar, diga “senta!” e dê a guloseima a ele, elogiando-o sempre que conseguir obedecer à ordem que lhe está sendo dada.
02 – Dar a pata
Existe coisa mais fofa que cachorro dando a patinha? É muito encantador vê-los fazendo isso, pois demonstra muita ternura. Mas o que você ainda não sabe sobre isso é que essa é uma ordem muito fácil de ensinar ao seu amiguinho.
Faça seu doguinho sentar, conforme ensinamos acima. Após isso, agarre o petisco de sua preferência com as mãos fechadas para que ele sinta o cheiro, sem ver o que você está escondendo.
Com isso, certamente o cachorro irá esticar a patinha na sua direção. Quando ele o fizer, você deverá dizer “dá a pata!” e quando ele chegar mais perto, presenteie-o com o petisco.
É muito importante sempre elogiar o comportamento do pet, inclusive com expressões corporais positivas, para que ele entenda que essas coisas são as corretas a se fazer.
03 – Ficar em pé
Este é um dos truques mais engraçadinhos que existem para cachorros no mundo, encantando todos à sua volta. Como nos outros dois comandos que ensinamos acima, você precisará da ajuda de um petisco, de preferência algum que ele adore.
Pegue o petisco e coloque perto do seu focinho, fazendo-o ficar todo atiçado para querer abocanhá-lo. Comece a erguer o petisco, de modo que ele queira alcançá-lo cada vez mais, e, quando ele já estiver de pé, diga “fica em pé!” e logo lhe dê o petisco.
Como em todos os ensinos de comando, elogiar esta atitude positiva dele é fundamental.
Conclusão
Os comandos básicos para cachorros impressionam a todos, não é mesmo? Estamos curiosos para saber quais ordens seu cãozinho obedece. Conta para a gente aí nos comentários!