Você quer refrescar seu cão ou quer tosá-lo para deixá-lo ainda mais bonito? Nem sempre dá tempo de ir no pet shop ou nem sempre temos recursos para isso, portanto, você aprenderá a cortar o pelo do cachorro com tesoura da maneira certa, vai ficar tão bom quanto um serviço profissional.
Porque cortar regularmente o pelo no seu cão?
Claro que cortar o pelo não é uma medida crucial para a saúde do seu cão, mas pode contribuir para o seu bem-estar ao trazer-lhe algum conforto, especialmente no verão, por exemplo.
Uma pelagem curta também é mais fácil de manter, especialmente se você não tiver tempo para escovação ou tosa regular, e especialmente para raças com pelagem exigentes, como bichons, poodles, etc.
Além disso, durante a época de pulgas e carrapatos, uma pelagem densa e mal cuidada corre o risco de se tornar um verdadeiro ninho de parasitas.
Neste caso, uma boa aparada no pelo no início do verão é a solução ideal para prevenir pulgas e facilitar o tratamento antiparasitário.
Finalmente, cortar a pelagem do seu animal dá-lhe uma aparência mais limpa e compensa qualquer dano em caso de escovação insuficiente ou se você não quiser levá-lo ao tosador.
Quais raças pode-se cortar?
Em geral, cães de pelo comprido precisam ser tosados mais do que outros. De fato, sua pelagem tende a se emaranhar e, com o tempo, pode formar saliências irritantes no rabo e barriga.
Raças de pelo longo e fino, como Westie, Shih Tzu, Lasso Apso, Yorkshire, Cavalier King Charles, Coton de Tulear e até mesmo Cocker Spaniel precisam de uma tosada regular.
Outras raças de pelo comprido com pelo grosso ou mesmo lanoso, como o Maltês, o Pastor dos Pirinéus ou o Puli, têm uma pelagem difícil de manter e exigirão o uso de tosquiadeiras profissionais.
Escolha a tesoura certa
Cortar o pelo do cachorro com tesoura exige o uso da tesoura certa para não machucar seu cãozinho.
A escolha da tesoura deve ser feita de acordo com a natureza do pelo, escolha tesouras com as lâminas mais grossas e mais resistentes, isso vai facilitar quando cortar pelos mais grossos.
Evite utilizar tesoura de unha, de cozinha ou tesouras maiores, existem relatos de pessoas que já tentaram cortar o pelo do cachorro com tesoura de jardinagem, obviamente que acabou ferindo o coitado do animal.
Uma tesoura para cabelos já é mais que suficiente. Você pode encontrá-las em um pet shop próximo da sua casa.
Cortar o pelo do cachorro com tesoura – Passo a Passo
Para um corte bem-sucedido, coloque o animal sobre uma almofada para que fique confortável e tranquilo, em seguida, corte a parte de baixo da barriga, tomando cuidado para não tocar nas tetas: passe a tesoura levemente para não ferir a pele, que é sensível nessa área.
Faça o mesmo para os genitais e o ânus.
Em seguida, passe para o resto do corpo usando um pente correspondente ao comprimento que deseja obter.
Comece pela nuca e trabalhe sempre na direção do pelo indo para a parte de trás do corpo.
Coloque a tesoura bem horizontalmente no pelo e faça pequenos movimentos nas áreas sensíveis (axilas, dobra da coxa). Nas pernas, proceda de cima para baixo, sempre seguindo a direção dos pelos. Observe que, dependendo do estado da pelagem, pode ser necessário desembaraçar bem antes.
Pronto, em 10 minutos seu cão estará livre do tão incômodo pelo grosso!