Husky Siberiano: origem, preço, o que come, como criá-lo no Brasil?

Husky Siberiano - origem, preço, o que come, como criá-lo no Brasil

Tradicionalmente usado como cão de trenó, o Husky Siberiano está cada vez mais presente em nossas casas. Sua elegância natural, seu poder e seus olhos profundos nunca deixam de fascinar os amantes dos animais.

Mas, qual a real origem desta raça? O que ele come? Quanto custa? Vale a pena criá-lo no Brasil? Todas estas questões você verá a partir de agora!

Origens nórdicas

Com uma pelagem que lembra bastante um lobo, o Husky é uma raça muito antiga que surgiu há 2000 anos antes de Cristo. De um tipo primitivo, este cão é usado há muito tempo como cão de trenó pelas tribos siberianas.

Foi no início do século 20 que sua lendária resistência foi bem utilizada nas corridas de cães de trenó.

Não levados a sério em seus primeiros dias, os huskies rapidamente construíram uma reputação de cães rápidos e fortes, capazes de transportar cargas pesadas por longas distâncias.

Husky Siberiado: Um “lobo” de estimação

Seu temperamento impetuoso faz dele um dos cães mais teimosos que existem. Muito independente e dotado de um grande instinto predatório, o Husky desde filhote gosta de brincar, fugir e se esconder. Requer, portanto, um adestramento firme, mas positivo, muito cedo (antes dos 6 meses).

Um cão de carga, o Husky precisa de um líder que seja digno de respeito e que permaneça consistente em seu adestramento

Se seu mestre não levar a sério esse papel, o Husky perderá rapidamente o interesse o considerará “inferior” e depois será muito difícil controlá-lo.

Um cão muito dócil

O Husky Siberiano é bem popular pela capacidade de ser tranquilo e muito gentil. Se você busca um excelente companheiro para o dia a dia, ele é perfeito, principalmente porque se dá muito bem com crianças e adolescentes.

Muito tranquilo e sociável, ele convive perfeitamente bem com gatos, cachorros e até aves. Alguns huskies podem ser cautelosos com estranhos, mas não são bons cães de guarda.

Tem um paladar mais apurado

Embora seja considerado um cão de grande porte, o Husky Siberiano come ração normalmente como qualquer raça.

É óbvio que ele prefere uma alimentação mais natural, rica em proteínas; o ideal é a ração úmida que facilita na sua digestão.

Vale a pena criar um Husky Siberiano no Brasil

O Husky tem energia para dar e vender! Embora tenha uma pelagem mais densa, este cão precisa se exercitar diariamente ao ar livre e na natureza.

Morar em apartamento, portanto, não é recomendado pois este é um cão extremamente hiperativo. Fatalmente ele quebrará toda a sua mobília, rsrs!

Muito observador e esperto, o Husky rapidamente fica entediado e precisa experimentar coisas novas. Repetir sempre a mesma coisa (tipo de arremesso de bola) por muito tempo, vai entediá-lo e logo vai abandonar a brincadeira.

O husky precisa constantemente explorar ares, descobrir lugares diferentes, respirar novos cheiros … ah, um detalhe, ele odeia solidão e detesta ficar sozinho.

Se você tem uma casa espaçosa e gosta de atividades físicas regulares ou praticar esportes com seu cachorro, ele é perfeito para você!

Feito para as temperaturas congelantes como a própria Sibéria, o Husky siberiano é bastante resistente. Não sofre calor nem frio e pode sobreviver até – 40°C.

Com efeito, tem uma pelagem muito densa e um subpelo bem espesso que naturalmente o protege das intempéries. Mas, não se dá bem com regiões muito quentes.

A única coisa que você precisa se preocupar ao criar um Husky, é com relação a sua visão. É bem comum eles sofrerem alguns distúrbios oculares e, portanto, é a parte de seu corpo que precisará ser monitorada ao longo de sua vida.

Em condições normais de saúde, um Husky siberiano adulto vive em média 12 a 15 anos.

Preço médio

Como criar um Husky Siberiano no Brasil

No Brasil, o preço deste tipo de filhote varia muito, especialmente no norte e nordeste, tudo vai depender do tipo de canil, do gênero do filhote, da sua linhagem, e de outras características próprias do animal.

Portanto, os valores podem variar de R$900,00 a R$3.500,00.

O Husky Siberiano é um cão dócil, amigável e bastante companheiro, ele sabe como agradar seu dono e certamente vai ser a alegria de sua casa.

Por se tratar de um cachorro bem hiperativo e que precisa de educação desde os primeiros meses, é aconselhável sempre adquirir um filhote. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário de sua confiança!