A saúde bucal de nossos bichinhos é tão importante quanto a nossa, pois um bom cuidado com a área pode ser capaz de evitar problemas maiores no futuro. Quando vemos que os dentes de nossos animaizinhos estão indo embora, sempre nos perguntamos “é normal o fato de que meu cachorro está perdendo os dentes?”
São várias as razões que fazem com que um cãozinho perca seus dentes, as quais vamos listar mais adiante neste post. O que já podemos dizer é que, nem sempre, isso é algo ruim, pois pode muito bem fazer parte do ciclo natural da vida de um pet, assim como acontece conosco.
Entretanto, você deve se acalmar caso esteja percebendo algo incomum na boca de seus amigos caninos, pois há muitas hipóteses que podem elucidar a causa do problema, como também há muitas possibilidades de solução, lógico que sempre com a orientação de um profissional da área da medicina veterinária.
Para te ajudar com isso, preparamos para você algumas dicas e informações importantíssimas para que possamos, de alguma forma, te auxiliar com o cuidado da saúde bucal do seu melhor amigo.
Confira abaixo nosso guia completo sobre cuidados com a cavidade bucal de nossos pets.
Meu cachorro está perdendo os dentes
Da mesma forma como ocorre em humanos, a perda da dentição pode ocorrer por muitos motivos, como a idade curta (onde ocorre a troca dos “dentes de leite” pelos dentes permanentes) ou a idade avançada, onde, há possibilidades de que a arcada dentária comece a perder componentes importantes.
01 – A troca de dentição do cãozinho filhote
Assim como acontece com as crianças, os cãezinhos também possuem “dentes de leite”, que vão cair para dar lugar à dentição definitiva, que ajudará o animal a comer, a morder e a se defender em caso de ataque.
Quando o cachorro ainda é “criança”, ou seja, quando está no período compreendido entre quatro e sete meses de idade, os dentinhos de leite, que começaram a aparecer cedo, por volta de duas semanas de vida, começarão a cair.
São 28 dentes de leite no total de uma arcada dentária canina, que a partir dos quatro meses de idade começarão a cair para darem lugar aos quarenta e dois dentes permanentes, que farão parte de toda a vida do animal.
Os dentes são imprescindíveis para eles, pois vão ajudá-los a comer, agarrar objetos, brincar e até morder para poderem se defender de um possível ataque.
02 – A perda da dentição na velhice
Meu cachorro está perdendo os dentes e isto pode ser um fator da idade? Sim. A ideia geral de que os cãezinhos são seres tão maravilhosos que, infelizmente, sua passagem em nossas vidas é bem curta é muito correta, haja visto que a terceira idade canina começa cedo para os padrões humanos.
A contagem de tempo de vida em animais é muito diferente da nossa, ainda que sempre os vejamos como bebês.
Em raças grandes, a terceira idade começa a partir dos sete anos de idade, já em linhagens caninas de porte menor, a velhice se inicia por volta dos nove anos completos em nosso calendário.
Em se tratando da perda dos dentes permanentes na terceira idade canina, isso é algo que pode ou não acontecer, a depender do cuidado com a saúde bucal que foi oferecido ao cãozinho durante toda a sua adolescência e vida adulta.
Ou seja, a perda de dentes na velhice pode ocorrer, mas não tem que ocorrer! E o ideal é que não ocorra mesmo, pois, tanto para eles, quanto para nós, é importantíssimo mastigar muito bem os alimentos quando os ingerimos.
Responsabilidades com a saúde bucal de seu cãozinho
Cuidar da higiene bucal de seu filho ou filha de quatro patas é imprescindível para que a perda de seus poderosos dentes não ocorra.
A escovação deve ser diária para retirar restos de comida que possam juntar bactérias maléficas na boca de seu “cãopanheiro”. Devem ser utilizados escovas e cremes dentais veterinários, pois são produtos que atendem às necessidades básicas exclusivas dos pets.
As sujeiras e bactérias acumuladas com a falta de escovação diária na boca do cão pode formar placas bacterianas que dão origem ao tártaro, o que causará mau hálito, juntamente com outros desajustes que poderão levar à perda de saúde dos dentes, fazendo com que os mesmos caiam.
O tártaro, por sua vez, é uma mineralização das placas bacterianas que se juntaram na boca do animal, que devem ser removidas imediatamente, pois causam mau hálito e podem levar a situações piores como a gengivite e a periodontite.
Já a gengivite é uma inflamação nas gengivas ocasionada por bactérias e que, juntamente com o tártaro, pode piorar ainda mais o hálito do animal e contribuir para o surgimento da periodontite.
Em relação à periodontite, esse é o pior problema na boca dos cãezinhos, pois significa a destruição dos tecidos que seguram os dentes dentro de sua cavidade bucal, ocasionando a retração gengival e, com isso, a perda dos dentes.
Por isso, é de grande importância sempre estar atentos a um dos órgãos principais da anatomia canina, que é sua arcada dentária.
O que fazer quando o cachorro começa a perder os dentes?
A primeira atitude de um tutor que percebe que seu companheiro está perdendo os dentes deve ser levá-lo ao veterinário imediatamente, de modo que o profissional possa avaliar as causas do problema e apresentar soluções.
Uma possibilidade que não pode ser descartada é uma inflamação no local, o que provavelmente, e infelizmente, fará com que seu amigo esteja sentindo dor no momento.
Em casos onde o cão já perdeu uma quantidade considerável de dentes, não haverá outra alternativa, senão mudar completamente sua dieta, pois mastigar rações duras podem se tornar uma atividade bem dolorida para os doguinhos.
O veterinário analisará caso a caso e, na hipótese de muitos dentes terem ido embora, com certeza ele irá recomendar os alimentos mais adequados para a saúde do cão, consideradas suas limitações físicas e necessidades nutricionais.
Conclusão
A saúde bucal do seu pet é de extrema importância, devendo ser realizada escovação diária para evitar futuros problemas.
Esperamos que, com nosso guia, você tenha conseguido a resposta para a pergunta “o que fazer se meu cachorro está perdendo os dentes?” e consiga as melhores soluções para este problema. Se gostou do post, comente aqui embaixo o que achou!