Como dar banho no seu cão? O banho é fundamental para proporcionar bem-estar ao seu pet, ajuda a manter a higiene, livrando o cão de vários problemas de saúde.
É necessário que haja uma abordagem cuidadosa e tranquila, utilize apenas produtos que são recomendados para cães. Ainda assim, com todos os cuidados básicos, os cães podem associar o banho a uma atividade positiva.
Através desse artigo, exploraremos algumas dicas básicas para tornar o banho um momento agradável. Contudo, esta é uma oportunidade para fortalecer o vínculo entre o cão e o tutor. Saiba como transformar este momento, em uma experiência relaxante e revigorante para ambos!
Como dar banho em seu cão? Dicas úteis para ter um momento de higiene perfeito, para o seu peludo!
A higienização é necessária para cães e gatos, através de uma higiene perfeita é possível livrar os pets de muitas doenças. Dessa maneira, se o procedimento é realizado do modo adequado, seu cão pode se sentir feliz neste momento. Veja como proceder adequadamente para o banho.
1.° O local escolhido deve ser confortável
Para garantir a segurança do seu pet, escolha um local que transmita segurança e conforto. Se na sua casa não há espaço disponível, então peça auxílio de uma empresa especializada em banho e tosa. Por outro lado, se a casa é grande o suficiente, em locais como quintal e jardim, são as melhores opções para o banho perfeito.
Os tutores de cães devem deixá-los longe de qualquer item que possa distraí-los ou machucá-los.
2.° Tenha em mãos os materiais utilizados no banho
Se você não sabe como dar banho em seu cão do modo correto. Do mesmo modo, para que o processo seja o mais simples possível, separe os seguintes produtos abaixo:
- Shampoo específico para cachorros, não aplique shampoo de seres humanos em cães, pode causar sérios problemas de pele;
- Condicionador apropriado para cachorros;
- Toalha sempre limpa e macia;
- Escova;
- Algodão;
- Solução de limpeza para os ouvidos;
- Petiscos ou recompensas, para agradecer pelo bom comportamento.
Lembre-se que os produtos devem ser recomendados para cães. Os produtos também podem ser separados por faixa etária, existem produtos para cães filhotes e adultos.
3.° É necessário escovar o pelo
Antes de dar início ao banho do cachorro, a escovação é fundamental para excluir os pelos soltos. Dessa forma, o pelo torna-se mais saudável, além disso, impede que o shampoo e a água fiquem acumulados nas áreas que estão embaraçadas.
Abaixo, apresentaremos quais são as melhores escovas para cachorros, que os tutores podem escolher:
– Rasqueadeira Chalesco Prática: Oferece uma limpeza facilitada com somente um botão. Os pinos de plástico podem deixar a escovação mais macia. Assim, pode ser utilizada nos cães que possuem pelo médio e longo.
– Rasqueadeira Chalesco Macia para Cachorros: É um produto tradicional que contém pinos de metal, a principal qualidade do produto é a sua resistência.
– Escova Ferplast Gro 5929 T/Flex: Contém um pino de plástico resistente. Esta escova, no entanto, pode ser utilizada em qualquer tipo de pelo.
Existem inúmeras marcas de escovas no mercado. Se ainda há dúvidas sobre quais são as melhores marcas, converse com o veterinário.
4.° Cuidado com a temperatura da água
Para que não haja acidentes, a temperatura da água deve ser ajustada. Entretanto, não deixe a água muito quente e nem muito fria, é necessário que a água esteja morna. Os cães possuem uma pele extremamente sensível, contudo, podem sofrer queimaduras com facilidade.
Por outro lado, se a água está muito fria, eles também se sentem desconfortáveis, podem desenvolver traumas com relação ao banho.
5.° Comece molhando gradualmente
Se você quer aprender como dar banho em seu cão, é necessário começar a molhar de modo gradativo, sempre inicie pelas patas. Depois disso, percorra todo o corpo. Com isso, os cães se acostumam com a água de maneira mais fácil.
Para manter o controle do fluxo de água, você pode utilizar uma ducha ou um regador.
6.° O shampoo deve ser aplicado adequadamente
É importante aplicar o shampoo quando o animal já está todo molhado. Entretanto, os tutores precisam ter cuidado com a região dos olhos e bocas. Estes então, são sensíveis e, assim, os cães sofrem com irritações. Para obter espuma, você deve despejar e friccionar, tenha cuidado ao esfregar.
7.° Enxágue
Depois de esfregar, é o momento de enxaguar, evite deixar resíduos de shampoo. Pois eles causam irritação para a pele do seu cão, suas mãos podem ajudar a remover o shampoo.
8.° Aplicação do condicionador
Com o shampoo todo removido, é o momento de aplicar o condicionador, para não ter nenhum tipo de transtorno. Dessa forma, é importante você utilizar condicionador específico para cães. Na aplicação, faça movimentos suaves.
Tenha cuidado sempre com os olhos, ouvidos e boca. Por sua vez, o condicionador é necessário para hidratar e desembaraçar a pele e a pelagem do animal. Entretanto, abaixo, separamos algumas marcas de condicionador para cães:
- Banho Bom;
- Beeps;
- Bellokão;
- CaFuNé;
- CatDog & Cia;
- Centagro;
- Collie;
- DNAmazon.
9.° Seque o pet corretamente depois do banho
O ato de secar ajuda a evitar o excesso de água no pelo do cão, por isso, enrole-o com uma toalha limpa e macia. Da mesma maneira, caso queira utilizar o secador é necessário ter cuidado, principalmente, com o focinho e as orelhas, utilizando o ar morno.
10.° Higiene das orelhas
A higienização dos ouvidos pode impedir o surgimento de doenças, para evitar atritos, utilize um algodão umedecido para a limpeza do interior das orelhas. Para a secagem do conduto auditivo, devemos utilizar um algodão seco e limpo.
Aplique o reforço positivo
Acima de tudo, o reforço positivo é uma técnica que não utiliza aversivos. Ou seja, para cada acerto do cão, é oferecido uma recompensa. Nesse sentido, pode ser um brinquedo ou algum petisco que o cão gosta.
Este procedimento é extremamente necessário para os cães que têm medo de água. Também pode evitar o desenvolvimento de traumas no banho. Assim, quando pesquisar sobre como dar banho em seu cão, não esqueça de adquirir os melhores produtos para não provocar alergias.
Conclusão
Portanto, agora que você compreendeu como dar banho em seu cão. Saiba que este é um processo gradativo que requer paciência. Dessa maneira, caso haja necessidade, contrate um adestrador para ensinar algumas técnicas que podem facilitar o processo.
Enfim, se precisar de ajuda ou se o pet está desenvolvendo alguma alergia por causa de algum produto, contudo, suspenda o uso. Procure o veterinário para que ele possa substituir a marca do produto. Este procedimento, no entanto, deve ser feito com urgência.