Giardíase em cães: sintomas, causas, tratamentos!

Giardíase em cães - sintomas, causas, tratamentos

Seu cão pode ser acometido por diversas doenças e, dentre elas, uma das mais comuns é a Giardíase em cães. Segundo estimativas, a giardíase em cães é uma doença parasitária que afeta aproximadamente 30% dos filhotes e 7-17% dos cães adultos. 

O que causa a giardíase em cães?

É causada por um protozoário, Giardia Duodenalis. É apelidada de “doença comunitária” porque é transmitida muito rapidamente nas comunidades, sendo seu contágio muito fácil. 

Pode afetar outros animais, bem como os seres humanos. Você deve, portanto, estar atento e tomar precauções para evitar a contaminação e tratar seu animal.

A Giardia Duodenalis é um organismo de uma única célula que vive na superfície interna do intestino delgado. Apresenta-se em duas formas, uma unicelular, o trofozoíto e a outra, na forma de um cisto, reunindo vários trofozoítos. 

O trofozoíto se reproduz facilmente e se move através do intestino delgado, absorvendo nutrientes digestivos.

O cisto é a forma dominante de Giardia. É evacuado nas fezes do animal e contamina o ambiente. Muito resistente, é capaz de infectar um animal mais de três meses depois em ambiente externo.

A contaminação é feita facilmente pelo contato com um animal infectado, pela ingestão de água ou qualquer outro elemento contaminado (cocô, comida e assim por diante). 

O cão ingere o cisto que se divide em trofozoítos no trato digestivo. Esses trofozoítos se reproduzem, formam novos cistos que são evacuados pelas fezes e o ciclo continua.

Aproximadamente um milhão de cistos são liberados nas fezes de um cão. Um homem pode ser infectado pelo contato com um animal portador do parasita ou pela limpeza de sua tigela.

Quais são os sintomas da Giardíase?

Pode ser difícil diagnosticar giardíase em cães, porque muitas vezes ele apresenta poucos ou nenhum sintoma. 

Os sintomas são observados em cães adultos e filhotes com menos de 2 anos de idade, bem como em cães fracos, doentes ou velhos. 

Os sintomas mais frequentes são:

  • fezes maiores que o normal, macias, disformes, opacas e brilhantes;
  • diarreia crônica;
  • esteatorréia (gordura alimentar nas fezes);
  • aumento do apetite, porque o cão não consegue absorver adequadamente sua comida;
  • perda de peso, porque o parasita engole os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o cão;
  • em filhotes, a pelagem cresce irregularmente.

Para diagnosticar a Giardíase em cães, o veterinário começará a fazer uma coproscopia, uma análise das fezes ao microscópio. 

Às vezes é necessário repetir os testes três dias depois para confirmar os resultados.

Como posso tratar a Giardíase do meu cão?

É muito difícil se livrar da Giardíase em cães, porque é muito contagiosa e muito resistente em ambientes externos (resistência ao frio e gosta de ambientes úmidos). 

É aconselhável tratar todos os animais que vivem sob o mesmo teto com um tratamento antiparasitário de combate aos protozoários (exceto fêmeas grávidas). Esses tratamentos são prescritos pelo veterinário e muitas vezes precisam ser renovados por vários meses.

Giardíase em cães - Consulte um Veterinario

Também será necessário detectar animais portadores saudáveis ​​e ter uma higiene rigorosa. Qualquer tecido, almofada ou roupa de cama que tenha entrado em contato deve ser limpo diariamente. 

As tigelas deverão ser lavadas com água fervente e com detergente específico, que também será utilizado para os pisos (amônia quaternária). 

A Giardia não suporta calor, será aconselhável limpar com um limpador ou esfregão a vapor e lavar seu cão com um shampoo antiparasitário.

Conclusão

A Giardíase em cães não é grave e não há risco vital para o seu animal. No entanto, a diarréia que causa pode levar à desidratação. Nesse caso, dê probióticos ao seu animal de estimação que restaurarão a flora intestinal. 

A luta contra pulgas e carrapatos que são vetores de doenças também é muito importante. 

Lembre-se de que os humanos também podem ser infectados, principalmente crianças, idosos ou pessoas com saúde frágil levando a sintomas agudos (dores de cabeça, dores de estômago, diarréia que se arrasta, fadiga e magreza).

Fique atento aos primeiros sintomas e busque ajuda do seu veterinário!