Criação de Cães: Guia Completo para cachorros Saudáveis!

Cachorro - Guia Completo para a Criação de Cães Saudáveis

Na criação de cães, não é importante saber a aparência, tamanho e preço do cachorro, o principal é conhecer as características psicofísicas do animal. Comprar um cachorro nem sempre é fácil, exige muito mais sentimento, responsabilidade e respeito. 

Criar um cachorro não requer apenas comida, mas também amor, aprendizado e atenção. Para evitar problemas genéticos e principalmente de saúde, preparamos este Guia Completo com todas as informações que você necessita para ter um cão forte e saudável.

Raças de Cães

Raças de Cachorros para Apartamento

Se você tem pouco espaço ou mora em apartamento, algumas raças de cães são apropriadas para seu espaço, confira as 15 melhores raças de cachorros para apartamento:

1º Cavalier King Charles Spaniel – É indicado para ambientes com crianças, porque adora brincar, é gentil com a família, além disso, é muito elegante e sociável. 

2º Papilon – É amoroso e leal, também é adequado para ambientes com crianças pequenas. Embora seja calmo, é um bom protetor de seu mestre. 

3º  Yorkshire Terrier – São extremamente pequenos, muitos chegam a ter o tamanho de uma xícara, tem uma ótima personalidade e é uma excelente companhia.

4º Pug – O rostinho agradável e o corpo quadrado atrai a atenção das pessoas por onde passa, costumam fazer travessuras, no entanto, são amáveis.

5º Bichon Frise – É conhecida como a bolinha de pelos mais fofa do mundo, é necessário escovar seus pelos todos os dias, trata-se de uma raça ativa e hipoalergênica. 

6º Norfolk Terrier – Possui extinto de caça e é esportivo, tem comportamento divertido e agradável.

7º Boston Terrier – O Boston Terrier não podia ficar de fora da nossa lista de raças de cachorros para apartamento, ele é pequeno, dócil, pesa até 10 quilos, é divertido e muito inteligente. Possui olhos expressivos redondos e escuros, é adorável e bonito. 

8º Shih Tzu – É amigável, gentil e tem boa relação com crianças, principalmente crianças pequenas. Você deve tosar e pentear os pelos regularmente, pois o cão é muito peludo, porém não troca muito de pelo. 

9º Chihuahua – É um dos menores cães que temos na lista, é afetuoso e leal com os donos, logo seu latido é alto e este cachorro costuma latir para estranhos.

10º Pomerânia – Esta é uma das raças de cachorros para apartamentos mais procuradas, faz pouco barulho, e tem um bom convívio com crianças. 

11º Maltês – Tem boa animação e energia, você deve escovar diariamente, dessa forma os pelos não ficam embolados. 

12º Poodle miniatura – É muito sensível e fofa, no entanto, é tímido quando há visitas em casa, tem ótimo convívio com outros animais e também com crianças. 

13º West Highland White Terrier – É utilizado como recurso terapêutico, é agitado e curioso, por isso, tem bom resultado em treinos de adestramento. 

14º Pequinês – Possui um encanto atraente, e tem uma inteligência incrível, poderá ter até 6 quilos, e tem a função de guarda, ou seja, de proteção da casa. 

15º Bichon Havanês Ou Havanese – É uma raça muito ativa, feliz, e com muita inteligência, é uma boa companhia para caminhadas, e gosta de ficar ao ar livre.

Lista de 5 raças de cachorro de porte pequeno

Na criação de cães os pequenos cães geralmente são os preferidos, especialmente pela mulheres e crianças, confira agora a lista de cinco raças de cachorro de porte pequeno que farão você se apaixonar:

1º Poodle – Estes cães também estão no ranking dos cães mais inteligentes do mundo, para que seu cãozinho seja estimulado diariamente, procure mantê-lo em alguma atividade física.

2º Chihuahua – Estes cães têm uma expectativa de vida elevada, uma média de 20 anos, e também são os menores cães do mundo.

3º Yorkshire terrier – Tem uma aparência que agrada a muitas pessoas, geralmente costuma ter um comportamento brincalhão, o que é favorável para ambientes com crianças.

4º Shih Tzu – Atualmente, este pequeno pet poderá permanecer um pouco tímido na presença de pessoas desconhecidas. É necessário investir em socialização, para evitar comportamentos agressivos no futuro. 

5º Lulu da Pomerânia – Possui um comportamento carinhoso, e por isso, é considerado uma excelente companhia. Se você mora em ambientes pequenos, ou tem crianças em casa, esta é uma excelente escolha.

Como saber se o cachorro é de raça?

Você ganhou um filhote e agora não sabe ao certo qual raça ele é, não se preocupe, para saber se o cachorro é de raça existem alguns truques, um deles é baixar para seu celular o Buscar.

Buscar! é um aplicativo para smartphone que pode ser baixado e que permite fazer upload de uma foto do seu cachorro e, em seguida, usar essa imagem para encontrar a raça do seu cachorro.

10 Raças de Cães mais Queridas no Brasil!

Não importa o tamanho ou o pedigree, os cachorros são queridos em qualquer parte do mudo. Mas você sabe quais as raças de cães mais queridas aqui no Brasil? Não… confira: 

1 – Shih-tzu – É um animal muito sociável, gosta de pedir colo e, dependendo do ambiente, pode desenvolver o hábito de latir muito.

2 – Buldogue francês – bastante sociável, é muito brincalhão e dócil. Gosta de ter a companhia de seus tutores e costumam ser carinhosos junto ao seu dono. Uma das qualidades desta raça é a sua resistência a doenças, geralmente são cães bem saudáveis.

3 – Spitz alemão – É conhecido como um cãozinho referido  anão, é uma boa companhia para solteiros e casais, é brincalhão, dócil e muito companheiro.

4 – Yorkshire Terrier – Como características, possui pelagem nas cores azul-aço e canela, são de pequeno porte e gostam de brincadeiras.

5 – Poodle – O Poodle está entre os mais populares, chama atenção com os seus cachos e porte de elegância. Ele é dócil e brincalhão, mas, em certos casos, pode precisar de adestramento.

6 – Lhasa apso – possui comportamento diferenciado sendo mais indicado para atuar como cão de guarda.

7 – Maltês – É indicado para ambiente em família, adora crianças, mas pode apresentar comportamento possessivo e muito ciúme em relação ao dono.

8 – Golden Retriever – Esse lindo cão é muito usado como cão-guia por serem inteligentes e muito companheiros. São amáveis, mas podem ficar estressados quando não fazem atividades físicas.

9 – Pug – O Pug está entre os cães braquicefálicos ou cães com focinho curto, estão fazendo muito sucesso no Brasil. São ótimos amigos, são bem atenciosos e carinhosos.

10 – Border Collie – É um cão de porte maior, com muita inteligência e adora a companhia do dono. Tem se tornado cada vez mais popular na criação de cães no Brasil.

Adestramento de Cães

Comandos básicos para cães - adestramento

O adestramento de cães é fundamental para entender bem de perto todos os desejos e necessidades de seu amigão, abaixo responderemos as principais dúvidas sobre comportamento e adestramento que você precisa saber na criação de cães.

Como ensinar seu cachorro a não morder?

Cães que mordem podem ser um problema, ainda mais para quem tem crianças e pessoas idosas por perto, mas existem alguns macetes básicos para ensinar seu cachorro a não morder, são eles:

1 – Diga um “Não” bem firme – Se o filhote morder o dono, é indicado dizer “Não” com muita força e, logo depois, oferecer ao filhote algum utensílio para ele mastigar como um brinquedo ou osso.

2 – Evite tirar as mãos fora – Inicialmente, ao começar a brincar com ele, não tire as mãos quando o filhote estiver mordendo. É natural retirar as mãos de perto, porém o ato de retirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão”, e isso pode incentivar ainda mais o pet a querer morder.

3 – Pare de brincar – Começou a morder, logo pare de brincar com ele. Se ele insistir em brincar, continue parado sem querer brincar e pare com todas as brincadeiras sem dar broncas pesadas.

4 – Demonstre dor – Alguns pets quando ouvem um som de dor proferido pela pessoa começam a parar de morder. Embora seja uma técnica bem simples e pareça boba, em alguns casos de fato funcionam, e tentar pode trazer bons resultados.

5 – Elogie o que não envolva mordida – Na criação de cães é importante também elogiar o comportamento do cão que não envolve mordida, assim ele compreenderá qual é o melhor comportamento para conviver com as pessoas.

Como acostumar o Cachorro com a coleira

Um dos itens mais utilizados ao longo da vida de um cão é a sua coleira, especialmente na hora de passear ou viajar, portanto acostumar o Cachorro com a coleira é vital se você deseja evitar problemas, pensando nisso algumas dicas são importantes, entre elas:

1 – Faça o seu cão cheirar e investigar o acessório – Depois de comprar uma coleira, os donos possuem a pressa de logo colocar esse acessório do pescoço às pressas no pet. 

2 – Selecione um local – Antes de colocar o utensílio, é indicado selecionar um lugar calmo e tranquilo para tentar acostumar o pet. Depois de não ficar mais assustado com a coleira, o dono pode começar a colocá-la em cômodo ou lugar calmo e livre de qualquer barulho ou estresse.

3 – Realize passeios dentro de casa antes de sair – Depois que o pet aceitar o uso do acessório, treine o animal a caminhar com a coleira dentro de casa ou pelo quintal. Assim ele se acostuma mais rapidamente.

5 Comandos básicos para cães que você precisa saber!

Na criação de cães para ter um cachorro obediente e que não lhe traga problemas, principalmente ao andar pela rua, você saber e ensiná-lo(a) pelo menos os comandos básicos para cães, entre eles podemos destacar:

1 – Sentar – Para ensinar mais rápido, o tutor pode oferecer petiscos e biscoitinhos próximos à região do nariz para mover o corpo do animal até se sentar. Quando o pet se sentar, o dono deve dizer “senta” ou “sit” e depois dar a recompensa.

2 – Vir – Esse tipo de treino começa quando o dono retira ele da casa dizendo falando “venha” ou “come on” descendo até o nível dele depois de  colocar a coleira.

3 – Abaixar – Pegue um petisco e o segure escondido numa das mãos fechadas direcionando a mão até o focinho do cão para ele cheirar e acompanhar os movimentos da mão. Depois, o treinador ou o dono pode deslizar a mão pelo chão em frente ao pet para ele aprender a deitar por completo sob as palavras de “baixar” ou “baixe”.

4 – Ficar – O tipo de programação que visa manter o pet no mesmo lugar deve seguir as palavras “Fique” ou “stay”. Ao acertar, o pet pode receber um petisco como prêmio.

5 – Deixar – Nesta programação, o principal objetivo é ensinar o pet a comer somente quando o dono mandar ou assegurar a curiosidade por algo. Quando o pet aprende a deixar a tigela de lado, o tutor pode dar um petisco como prêmio.

Cachorro que late muito: O que se deve fazer?

Um cachorro que late muito e incomoda a vizinhança pode trazer problemas ao dono, até mesmo judiciais, para evitar este tipo de contratempo, existem alguns truques que você pode fazer com seu pet e acostumá-lo a deixar os latidos desnecessários, são eles:

1 – Verifique a causa – Mesmo sem conhecer o comportamento do pet, o dono e os amigos do cão devem identificar a causa do excesso de latido, principalmente, quando o animal mantém um comportamento descontrolado e que pode comprometer a própria saúde.

2 – Não grite com o animal – Perante uma situação de latido intenso, mesmo nos casos do pet ser adestrado, é importante não gritar com o pet, podendo essa postura piorar a situação e deixar ele mais estressado.

3 – Petiscos e recompensas – É indicado que o pet faça exercícios, tenha o hábito de caminhar todos os dias, tome banho de sol e seja mais sociável com as pessoas.

4 – Imponha limites certos – Sabemos que impor limites é importante para todos os tipos de comportamento do pet. Independente se o latido é natural ou descontrolado, os limites ajudarão a evitar que o animal se comporte de forma abusiva.

Porque meu cachorro morde quando faço carinho?

Neste guia já mostramos como ensinar seu cachorro a não morder a toa, mas, eles sempre nos surpreendem e mesmo bem treinados é comum alguém reclamar: “meu cão me morde quando faço carinho!”. Uma boa dica é:

Sem ser rude é importante demonstrar firmeza com o animal e mostrar quem manda na casa. Caso o pet insista em morder mais vezes, é importante ignorar e reduzir a atenção.

Caso o animal fique agitado e querendo morder, retire os braços e dedos de perto e deixe o animal morder no ar para se cansar.

Mesmo que o animal aceite reduzir as mordidas, não ofereça recompensas e nem petiscos, pois na ausência dos petiscos ele poderá voltar a morder. Permita que seu cão durma o suficiente, e reserve um local tranquilo para que o mesmo possa manter a calma e relaxar sossegado.

Fazer o cachorro parar de latir quando fica sozinho

Inicialmente, o tutor deve apenas sair e evitar despedidas com o seu pet, e quando chegar em casa é necessário evitar fazer muita festa com a sua chegada. É importante nunca recompensar os latidos e a felicidade do animal logo de cara, pois isso poderá alimentar ainda mais esse tipo de comportamento.

Exercícios – Na criação de cães em outros casos, a falta de exercícios e de brincadeiras pode deixar o cão com energias acumuladas e a começar a se comportar dessa forma. Para fazer o cachorro parar de latir quando fica sozinho é essencial levar o pet para passear e fazer caminhadas.

Orientações – Em geral, os pets podem latir por vários motivos, mas quando o latido aumenta devido à ansiedade da separação e da solidão é necessário educar o cãozinho.

O tutor precisa educar o cão corretamente para que o animal se acostume a ficar em casa sem qualquer tipo de problemas.

Adestramento – Em casos mais graves, é importante contratar um adestrador para melhorar o equilíbrio do comportamento do pet em casa nos momentos de separação.

O próprio dono pode também aprender algumas técnicas de adestramento, começando a acostumar o animal por períodos mais curtos, como cinco a dez minutos. Aos poucos o animal começa a ficar acostumado e perder o comportamento de latir desesperadamente por causa da separação.

Ensinar o cachorro a fingir de morto

Verbalmente, o comando para mandar o pet fingir que está nesta situação é a palavra “morto”. No início o animal deve receber petiscos para aprender.

Durante o treino para ensinar o cachorro a fingir de morto é indicado que o dono mantenha o petisco escondido entre as mãos sem que o cão perceba. Na criação de cães é fundamental escolher um local seguro e confortável para treinar o cão, evitando locais sujos ou que possam ameaçar a integridade física do pet.

Ao dizer o comando “deita” é importante que o dono se ajoelhe em frente ao cão. Posteriormente, é fundamental observar se ele está profundamente relaxado e colocando as mãos sem o petisco sobre a barriga do animal de modo suave.

Depois de alguns segundos, logo depois que ele estiver relaxado, diga a palavra “morto” e entregue o petisco.

Alimentação de Cães

Como mudar a ração do meu cachorro

Um dos maiores carinhos que você pode ter com seu cachorro é cuidar bem da sua alimentação, é ela quem vai garantir a saúde e um bom desenvolvimento do seu corpo e mente. Cães que se alimentam corretamente são mais felizes e consequentemente vivem muito mais.

Pensando nisso, reunimos abaixo algumas dicas e respostas importantes para uma boa alimentação do seu pet, confira:

Alimentação Natural: porque ela aumenta a qualidade de vida de seu cachorro?

Com tantos tipos de rações diferentes fica difícil escolher uma boa opção para alimentar nosso pet, uma excelente alternativa é experimentar a alimentação natural.

Feita de ingredientes frescos e naturais, este tipo de alimentação traz inúmeros benefícios à saúde de seu cão, entre elas podemos destacar:

  • É possível variar o cardápio;
  • Os produtos estarão sempre frescos;
  • Há possibilidade de oferecer uma alimentação balanceada, segundo às necessidades de cada cão;
  • Ajuda a proporcionar uma pelagem mais brilhosa;
  • Não é composto de aditivos químicos;
  • Atua na proteção de rins e do sistema unitário;
  • Proporciona o hálito mais fresco;
  • Garante uma longevidade;
  • Inibe a obesidade. 

E um último fator importante, custa muito mais barato que as rações tradicionais.

O Dr. Explica: pode dar leite para cachorro?

Alguns alimentos podem ser prejudiciais ao seu cão, outros nem tanto, mas o que dizer dos laticínios, pode dar leite para cachorro?

Para os filhotes, o leite de vaca pode ser uma alternativa até os primeiros alimentos sólidos, porém, a lactase é uma enzima que permite a quebra da lactose, e com o passar do tempo, a produção desta enzima tende a diminuir. Dessa forma, os cães tornam-se intolerantes à lactose, por isso, nutricionistas de cães não recomendam oferecer leite para os cães adultos. 

A intolerância à lactose poderá trazer desconforto para os cães, além disso, o leite de vaca também possui calorias, e gorduras que são muito desnecessárias para a dieta do cão.

O que é ração hipoalergênica e porque ela pode salvar o seu Cão?

Assim como nós humanos, os cães também tem suas reações alérgicas e a ração hipoalergênica promete ser uma das soluções para cães com alergia a rações tradicionais.

É importante saber adaptar o pet à ração hipoalergênica, seguindo a orientação do médico veterinário. É importante verificar se o cão está se sentindo e quais são os sintomas. Normalmente, esse tipo e ração são produzidas com grãos, carnes nobres como a de cordeiro e coelho e apresentam alto índice de proteína e aditivos menos invasivos.

Como mudar a ração do meu cachorro?

Durante a vida de um cão é comum ele abusar certos tipos de alimentos, em especial as rações, mas nem sempre é uma tarefa fácil fazê-los comer qualquer uma, então você se pergunta: como mudar a ração do meu cachorro?

Nos dois primeiros dias é indicado colocar na tigela 25% da ração nova misturada com 75% da ração anterior. A partir do terceiro dia, é indicado colocar 50% de cada uma (meio a meio) e no quarto e quinto dia, colocar 75% da ração nova e 25% da ração anterior, até colocar, integralmente, a ração nova por completo.

Alimentação para Cão: O que eles podem e não podem comer?

Pode não parecer, mas os cachorros tem paladar refinado e bem exigente, diante disso, para agradá-lo geralmente costumamos dar vários tipos de alimentos que às vezes podem ser prejudiciais a sua saúde. 

Na alimentação para cão, existem alguns alimentos que eles podem e não podem comer, entre eles podemos destacar:

Não pode comer – O primeiro alimento que o pet não pode comer é o abacate, mesmo sendo uma fruta, ele contém persina, uma substância fungicida que pode sobrecarregar o sistema digestivo do cachorro.

Outro tipo de alimento que deve ser evitado é a pipoca em virtude da gordura que pode estar presente no milho transformado na temperatura. Evite temperos e condimentos, em especial alho e pimentas.

Pode comer à vontade – abóbora, banana, beterraba, brócolis, batata doce, a carne bovina. 

Principais benefícios de escolher a ração úmida para o meu Cão

Na criação de cães existem dezenas de qualidades de rações. As rações tradicionais também conhecidas como rações “secas” nem sempre são uma boa opção para seu cachorro, eles podem rejeitar, não gostar do sabor, ter problemas intestinais que podem levar a uma desnutrição, como alternativa, temos a ração úmida.

Vale a pena dar ração úmida para o meu cão? Sim, ao variar, o animal passa a se interessar mais em comer e se manter fortalecido. Em certos casos, a forma de sachê para cão pode ser usada também como petisco e como complemento alimentar.

Ela contém mais líquidos, previne inchaço estomacal, gases, problemas urinários, dar mais energia e disposição ao seu amiguinho.

Principais cuidados ao adotar um filhote de cachorro

Criar um cão envolve muito mais que dar comida ou passear, diante disso, alguns cuidados com um filhote de cachorro precisam ser considerados para evitar prejuízos à sua saúde e desenvolvimento, entre elas podemos destacar:

Cada filhote tem seu tempo de adaptação – Geralmente, a socialização deverá ocorrer em até 45 dias, para que o pet possa se acostumar ao novo lar, é necessário aplicar a educação psicológica, se você adquiriu um filhote que estava com a ninhada, é indicado que você separe um objeto que o filhote já está acostumado. 

Adapte a sua rotina – Um filhote de cachorro é um ser vivo, que requer os mesmos cuidados de uma criança pequena, os futuros tutores devem ficar atentos com as datas das consultas ao veterinário, marcar exames de rotina, etc. Através das consultas ao especialista, os cães poderão se acostumar com outros tipos de sons e de vozes. 

Proporcione entretenimento – Na casinha do cachorro, você poderá colocar uma caixa de brinquedos, esta é a melhor maneira de interagir com os cães, ofereça aos filhotes brinquedos lúdicos e educativos, os brinquedos são a melhor forma de o cão reconhecer os objetos e o ambiente que vive.

Se o filhote for recém-nascido, não esqueça de cuidar da alimentação, para que ele possa crescer forte, saudável e livre de doenças. Existem alguns brinquedos feitos de borracha, que são uma excelente opção para ajudar a estimular a mastigação, e fortalecer os dentes do filhote.

Cachorro pode comer ração de gato?

Por questão de segurança, a resposta é “não”. Nunca abuse da boa vontade do destino, mesmo que não aconteça nada, não ofereça o que não é indicado para ele.

Geralmente, ambas as rações são compostas por nutrientes como proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras, minerais, fibras e água. Trata-se de um alimento completo e balanceado, todas as rações são fabricadas com composição e fórmula específica para cada tipo de espécie.

Em resumo… Cachorro pode comer ração de gato? A resposta é nunca!

Faz mal dar comida de panela para cachorro?

É importante na criação de cães evitar que ele se alimente com comida humana nas suas refeições. Dar comida de panela para cachorro pode aumentar demais a quantidade calorias no animal.

Esse quadro poderá elevar de forma demasiada o peso do animal. Em caso de obesidade, o animal poderá desenvolver males no coração além de doenças cardíacas. Para piorar, ao engordar demais poderá ter dificuldades de locomoção e fraqueza nos ossos.

Dentre os principais riscos temos ainda o fato da carne da mesa estar mal passada e por estar quase crua oferecer o risco de conter bactérias nocivas para o estômago do animal.

Com a oferta de rações cada vez mais especializadas, o sistema digestivo das raças caninas tem se adaptado a uma alimentação peculiar, diferente da alimentação bruta oferecida nos tempos antigos para os cães selvagens e para as primeiras gerações de cães domesticados.

Higiene

Mantenha o local limpo

A higiene de um pet é fundamental para o seu desenvolvimento, crescimento sadio e uma saúde de ferro. Cães bem cuidados e aliados costumam ser mais dispostos e mais amigáveis, além de se tornarem mais independentes. 

Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista das principais dúvidas e dicas úteis para cuidar da higiene e limpeza em geral do seu cachorro, confira:

Caminha do Cachorro: como higienizar sem prejudicar seu Pet?

Na criação de cães todo mundo sabe que a caminha do cachorro é seu local de descanso e um dos ambientes preferidos, mantê-la sempre limpa e higienizada é indispensável para evitar acúmulo de sujeira e não atrair insetos e microorganismos que podem ser nocivos ao seu amiguinho. 

É comum os pelos permanecerem presos ao colchão, por isso, você deverá utilizar o aspirador para higienizar, caso tenha muitos pelos, também será possível remover com uma fita adesiva grossa que permite grudar os pelos do tecido. 

Se na caminha do pet tem uma capa, retire-a e coloque para lavar, na máquina e com sabão em pó neutro. Caso não tenha máquina, é possível lavar no tanque com detergente. Use vinagre e bicarbonato de sódio para remoção de manchas 

O bicarbonato de sódio poderá ser espalhado depois, para ajudar a mancha a ficar totalmente seca. Faça a limpeza com pano umedecido, e veja se a mancha foi 100% excluída. Caso ainda haja mancha de xixi, use água oxigenada.

Utilize sabão neutro para lavar a espuma, esta é uma peça extremamente delicada, e não há necessidade de lavar na máquina, apenas coloque água morna e detergente em um balde, enxágue algumas vezes, e retire o excesso, pronto, o processo é bem simples. 

Coloque as peças acima para secar no varal, não é recomendável colocar em locais com muita sombra, se você aproveitar bem os dias de sol forte, não precisará utilizar secadoras.

Como limpar o ouvido do cachorro corretamente

Na criação de cães o Banho e a tosa são importantes para deixar seu cão limpinho e saudável, mas, é preciso também limpar o ouvido do cachorro corretamente para evitar problemas graves de audição.

O cachorro deverá permanecer deitado, em posição confortável, dessa forma, podemos obter uma melhor visão do conduto auditivo, caso seja grande, apenas a cabeça deve ser apoiada.

Utilize o produto certo indicado pelo seu veterinário para a limpeza da orelha. Respeite a quantidade de gotas que vem informado pelo fabricante, na dúvida, consulte a bula. 

Para limpar o ouvido do cachorro com o polegar e o indicador, de modo bem delicado, na região abaixo do ouvido, massageie, para que o produto possa descer devagar e não irritar o cão. A sujeira deverá ser removida com algodão ou gaze.

Saiba tudo sobre vermífugo para cães filhotes

Você sabe o que é vermífugo para cães filhotes e porque ele pode ajudar ou prejudicar a saúde do seu pet?

Pois é, conforme orientam os veterinários, os filhotes deverão consumir vermífugo ainda nos 30 dias de vida, e os tutores devem reforçar mesmo depois desse período. O período recomendado para prevenção, é somente nos primeiros seis meses. 

Os fabricantes costumam oferecer doses para animais com pesos de 2,5 kg, 10 kg, e 30 kg, leia atentamente as instruções disponíveis na bula, se houver dúvidas não deixe de perguntar ao veterinário.

Tudo o que você precisa saber sobre Banho e Tosa

Na criação de cães o banho e a tosa são extremamente importantes para garantir a saúde do seu cão. Embora qualquer pet shop esteja apto a realizar este tipo de serviço, alguns cuidados você precisa ficar atento, entre eles:

Não faça banho e tosa em locais desconhecidos. É fundamental conhecer os locais certos para levar o pet para ser banhado e tosado. Buscar dicas de amigos e de médicos veterinários é uma boa dica para levar o pet no melhor lugar com segurança.

O banhista e tosador devem ter pleno conhecimento sobre o processo, serem pacientes e saber agir em relação aos animais mais agitados. O pet não pode ser usado como cobaia e não ser maltratado por ninguém.

Os filhotes exigem maior nível de cuidado durante o banho e tosa. Os primeiros banhos podem ser aplicados em casa, porém como o crescimento é indicado que sejam acostumados a um estabelecimento especializado.

É indicado esperar que o filhote tenha dois meses de vida para começar a receber banhos e os devidos cuidados. Se possível, consulte um Veterinário e descubra qual a idade ideal para fazer o banho e tosa de seu cão, com base no peso, altura e raça, ele pode indicar o melhor momento.

Como ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo

Às vezes pela pouca idade ou pela falta de adestramento alguns cães fazem xixi ou coco em qualquer lugar, causando transtorno para as pessoas em volta, ainda mais quando o local escolhido foi o sofá da sala ou o cesto de roupas. Mas, não se preocupe, é possível ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.

É importante escolher um cantinho para ser usado como “banheiro” do animal com toda a organização possível. Se possuir um quintal, escolha um local bem próximo de uma torneira, assim vai facilitar mantê-lo sempre limpo e cheiroso. 

Crie uma rotina saudável, seja para dormir, comer e brincar, a rotina é muito essencial. Ela também é importante para ensinar o pet a fazer as suas necessidades de forma adequada.

O dono ainda pode ensinar o pet a sempre caminhar pelo caminho que leva até o banheiro de forma repetitiva. Crie estímulos como brincadeiras até chegar ao local escolhido.

É importante treinar todos os dias com paciência, sem se estressar e evitando dar bronca no animal. Até que o seu cão se sinta seguro e confortável com o novo local, ele vai ficar um pouco rebelde, portanto, tenha paciência e reserve um horário para ficar com ele até o final de suas necessidades.

Saúde dos Cães

Meu Cachorro não está conseguindo urinar - Veterinario

A saúde dos cães é um dos fatores mais importantes na criação de cães e desenvolvimento, gostamos de frisar que um cachorro bem cuidado é mais feliz, alegre e vive muito mais. Como nossos grandes parceiros, eles precisam de saúde plena para transferir todo o seu amor com o dono, e isso vale muito a pena.

Pensando nisso, reunimos abaixo alguns itens que ajudarão na saúde de seu pet, confira:

Saúde do cão: pode dar dipirona para cachorro?

Em todas as questões que envolvem o uso de medicação, o primeiro passo, é consultar um médico veterinário para que o mesmo possa avaliar com precisão a saúde de seu cão. Evitar a automedicação é sempre o mais indicado. 

Além de uso em humanos, você também pode dar dipirona para cachorro quando há sintomas de dor e de febre, para as dores mais fortes, quando o metamizol já não apresenta o efeito desejado, o veterinário poderá aplicar um fármaco mais eficaz.

Para ajudar no alívio da dor, é administrado cerca de 1 gota de dipirona para cada 1 kg, ou seja, para cachorros de 5 kg, você administra 5 gotas. Boa parte dos fabricantes de dipirona, orientam que o limite máximo seja de 35 kg.

Cachorro Magro: qual o peso ideal para seu cão?

Você sabia que cada raça de cachorro tem o tamanho e peso ideal para garantir o bom desenvolvimento e saúde do animal? Se perceber que seu cachorro magro e desanimado, é hora de ligar o sinal de alerta, para isso, é importante calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) para saber qual o peso ideal para seu cão: 

1º De 1 a 3 – Nesta fase, as costelas, vértebras, costelas, ossos, e quadris já se encontram visíveis, e é necessário reforçar a alimentação do cachorro para que este não fique doente e consiga voltar ao seu peso normal. 

2º De 4 a 6 – É considerado por médicos veterinários e nutricionistas de cães, o peso adequado para cães, é possível sentir os ossos, no entanto, estes não se encontram visíveis. 

3º 7 a 9 – Há um sobrepeso, e por isso, é necessário investir em uma rotina de exercícios para que o cão possa voltar ao equilíbrio. Quando o cão está nesta faixa, podemos perceber uma capa de gordura na caixa torácica e na região lombar.

5 Dicas dos Veterinários para cuidar de Cães idosos

Cuidar de cães idosos exigem alguns cuidados para garantir a saúde do animal e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida. De acordo com com os veterinários, algumas dicas podem melhorar a vida do seu cachorro, entre elas podemos destacar:

Tenha cautela com a alimentação – através da alimentação, é possível evitar doenças, e deixar o cão mais disposto, com o passar dos anos, há uma mudança no ritmo da digestão e há uma certa dificuldade de absorver os nutrientes. Nesta idade, é recomendável substituir a ração comum, por petiscos funcionais que possuem probióticos, prebióticos. 

A escolha dos alimentos que serão oferecidos ao pet, são de extrema importância para ajudar na manutenção dos sistemas vitais. 

Mantenha o cão socializado – Para cuidar de cães idosos é necessário observar o grau de socialização de seu cão, quando o cão atinge a terceira idade, é necessário não forçar amizades com outros animais, afinal, cada raça tem seu ritmo, e os tutores deverão respeitar o tempo de cada um. 

Deixe os ambientes devidamente adaptados – O processo que acontece com os seres humanos, também acontece com os animais quando são idosos, eles ficam mais debilitados e mais propensos a acidentes. Para evitar transtornos, você deverá deixar disponível água, comida, e a cama longe de obstáculos. 

Evite deixar tapetes, e objetos no meio do caminho, pois alguns cães também poderão ter dificuldades de enxergar quando chegam na terceira idade. 

Tenha dedicação – Ter carinho e dedicação ao cuidar de cães idosos é primordial, pois os cães percebem quando temos atenção para com eles. Alguns animais tendem a ser geniosos, e os tutores deverão investir em novas rotas de passeio e brincadeiras para que seu cão se sinta mais confortável.

Cachorro com Diarreia – O que fazer para evitar problemas maiores?

Na criação de cães um cachorro com diarreia nem sempre é normal, na maioria dos casos pode ser sinônimo de alguma infecção ou má alimentação, algumas dicas podem evitar problemas maiores.

Existem tratamentos caseiros que podem gerar resultados, mas em casos de dúvida e em situações mais urgentes é importante buscar a orientação de um médico veterinário.

Muitas vezes o jejum ou a redução da ração podem ajudar a reduzir a doença, quando o cão está com diarreia ele poderá precisar parar de comer alimentos sólidos para ficar bom.

Quando o quadro é intenso, o intestino fica irritado e inflamado exigindo limpeza do organismo.

A hidratação é fundamental, pois nesse caso ele está perdendo muita água em seu organismo. É indicado orientar a colocar água no bebedouro do pet. Principalmente, em dias quentes, é importante oferecer água limpa e fresca para o animal.

A vacinação também é importante manter a vacina em dia, além da vermifugação. A vacina pode proteger o organismo do cão contra diferentes males, incluindo a raiva.

Cão Gripado – Quais os principais sintomas e tratamentos!

Assim como em humanos, os cães também ficam doentes, um cão gripado pode se tornar um problemão se não for tratado corretamente. Os primeiros sintomas geralmente são: 

  • Espirros;
  • Tosse;
  • Secreção nasal (coriza);
  • Febre;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Letargia;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade de respirar.

Em certos casos ainda pode ocorrer respiração acelerada devido à acumulação de secreção. Geralmente, boa parte dos casos de gripe canina é leve, não sendo comum chegar a quadros mais graves ou morte. Porém, tudo dependerá do estresse e da temperatura ambiente para não piorar o quadro.

Se os sintomas persistirem, procure ajuda de um Veterinário imediatamente.

Os Cães ajudam na nossa saúde mental? O que diz a Ciência?

Estudos científicos tem mostrado que os cães e a nossa saúde mental estão interligados, Mas, até que ponto?

A ciência já comprovou que a presença do pet em casa e até mesmo no trabalho aumenta a sensação de bem estar para seus tutores. Os psicólogos observaram que quando seus pacientes possuem animais de estimação, eles possuem maior força para superar os problemas e são mais esperançosos.

Entre os principais benefícios, podemos destacar:

– Cães são uma boa companhia para os momentos difíceis;

– Cães dividem a dor com você, lhe auxiliando emocionalmente;

– O Cão incentiva o seu dono a ter outras atividades como participar do adestramento e das brincadeiras;

– Em muitos casos, quando o dono passa mal e desmaia, o cão mais sensível ou treinado pode latir para alertar e procurar ajuda, ele pode salvar sua vida;

– Os cães amam você e sentem a sua falta, eles se preocupam com seu bem estar;

– São ótimas terapias para combater a ansiedade e o estresse.

Meu cachorro não quer comer ração, o que fazer?

Na criação de cães a ração é hoje uma das melhores opções de alimentos para pets em geral, mas, uma pergunta comum para muitos criadores de cães é: meu cachorro não quer comer ração, e agora?

Analise o pote da ração – No caso de utilização de potes de plásticos ou de metal, é indicado verificar se a conservação está certa, observar o cheiro, a textura e a disposição do alimento. 

O ambiente do pet – É muito importante que o pet tenha o seu lugar, principalmente, para comer. 

O tempo certo – É importante verificar o tempo certo para dar comida ao animal, procurando oferecer as refeições dele sempre nos mesmos horários e evitar deixar a ração sempre disponível.

Não deixe a ração disponível – É fundamental não deixar a ração disponível o tempo todo, além do alimento perder o perder aroma e textura, ao permanecer no comedouro por tempo prolongado pode atrair poeira, insetos e perder a qualidade.

Reduza os petiscos – Também devemos reduzir os petiscos oferecidos em horários extras, o excesso de biscoitinhos e bolinhos para cães pode reduzir o apetite nos horários de refeição fixa. 

Procure um veterinário – Em casos mais urgentes é indicado procurar a ajuda de um médico veterinário para avaliar se este comportamento está atrelado a um quadro de doença ou fadiga no organismo do animal.

O que são carrapatos e pulgas? Como evitá-los?

Alguns parasitas bem incômodos podem atacar diretamente a saúde do seu pet, sabe exatamente o que são carrapatos e pulgas, vai ajudá-lo(a) a combater estas pragas mais rapidamente, sem prejudicar a saúde do animal.

Essas parasitas são referidas como ectoparasitas e podem se hospedar em cães e em gatos. Devemos ressaltar que o pet não pode ficar habituado à sujeira e não se acostumar às pragas. Caso ele se acostume, ele poderá “esconder” os parasitas e as doenças causadas por eles.

Vacine seu pet – É fundamental manter as vacinas do cão e do gato sempre atualizadas. É possível evitar pulgas, carrapatos e outros tipos de doenças através da vacinação.

Mantenha a casa sempre limpa – Como falamos anteriormente, manter os ambientes da casa sempre limpos é fundamental. Os parasitas que atacam os animais podem se reproduzir com maior facilidade em ambientes quentes, secos e sujos.

Obesidade em Cães: quais os riscos para a saúde de seu PET!

A obesidade em cães assim como em nós humanos podem trazer uma série de complicações de saúde como os problemas cardíacos e diabetes. 

Quando o pet sofre com sobrepeso, ele terá maiores riscos de desenvolver perda de mobilidade e outras doenças como:

– Diabetes;

– Problemas respiratórios;

– Redução de imunidade;

– Risco de infecções;

– Problemas de saúde como a osteoarticulares e artrite;

– Doenças cardiovasculares;

– Cálculos urinários;

– Perda da expectativa de vida.

São considerados obesos quando pesam 20% ou mais acima do peso corporal ideal. Se durante a criação de cães você perceber algum destes sintomas, procure um veterinário imediatamente.

Cachorro com olho remelando é normal ou devo me preocupar?

A visão dos cães é um pouco diferente da nossa, na maioria das vezes necessitam de cuidados específicos, um cachorro com olho remelando é um sintoma que merece a sua atenção.

Entre os problemas mais comuns podemos destacar:

Os processos alérgicos – Os pets também sofrem processos alérgicos causados, principalmente, por fatores ambientais como clima seco, poluição, local fechado, uso excessivo de ar condicionado e entre outros.

Conjuntivite – Durante a criação de cães assim como os seres humanos podem sofrer com esse tipo de doença, a conjuntivite também atinge os cães gerando irritação, vermelhidão nos olhos e a remela. Geralmente, essa doença é causada por vírus e bactérias.

É importante tratar essa doença evitando que ela progrida até causar cegueira.

Síndrome do olho seco – O seu nome científico é “ceratoconjuntivite sicca” e tem como sintomas as remelas em excesso, piscadas insistentes e olhos irritados.

Pode ser causada por inflamações ou bactérias invasoras, podendo ter causa também gerada depois de situações traumáticas como batidas acidentais que atingem as glândulas lacrimais.

Glaucoma – O glaucoma pode gerar excesso de líquido na região dos olhos dos cachorros, podendo ainda elevar a pressão intraocular. Trata-se de uma doença grave, podendo levar à cegueira. 

Em casos mais graves, procure imediatamente o médico veterinário.

Meu Cachorro não está conseguindo urinar, o que fazer?

Os cães também sofrem com problemas no trato urinário e a maioria dos donos não tem a mínima noção do que fazer. O termo: meu cachorro não está conseguindo urinar, é um dos mais procurados no Google e mostra quão comum está se tornando este problema.  

Alguns problemas comuns são:

Cálculos – Durante a criação de cães assim como acontece com os seres humanos, os cães podem sofrer de cálculos no sistema urinário, incluindo em órgãos como rins, ureteres, bexiga e uretra. Essa doença pode ocorrer por predisposição genética ou por outros fatores como falta de hidratação.

O cálculo pode impedir que o cão urine normalmente obstruindo a uretra causando dor e desconforto. 

Infecção no trato urinário – A infecção no trato urinário também é muito comum em acontecer nos cachorros gerando dificuldades para urinar. Essa doença ocorre quando uma bactéria invade o organismo do cão por meio do canal urinário.

Essa infecção acessa o organismo quando o pet fica exposto nos parques e ruas para passear ou interagir com outros cães. Esse tipo de problema é observado pelo médico veterinário através do exame de urina. Geralmente, o tratamento é feito com ingestão de antibióticos e dieta.

Traumas – Cães maltratados, pressionados e que sofrem algum tipo de limitação podem sofrer com traumas que poderão gerar disfunções e outros males no comportamento e no organismo do animal.

Durante a criação de cães se perceber algum destes sintomas, procure imediatamente um veterinário para evitar problemas mais sérios.

Dicas sobre Cães

10 Raças de Cães mais Queridas no Brasil

Criar e manter a saúde dos cães nem sempre é uma tarefa fácil, mas para facilitar sua vida, abaixo reunimos algumas dicas práticas que ajudarão a melhorar a qualidade de vida de seu amiguinho, confira:

100 Nomes de Cachorros mais criativos para seu Pet

Comprou ou ganhou um filhote e não sabe qual nome vai dar? Na criação de cães o nome é um item importante. Abaixo reunimos os 100 nomes de cachorros mais procurados na web, talvez sirva de inspiração para seu pet:

Nomes fofos de cachorro

Baby;

Blue;

Céu;

Joy;

Petit;

Toy;

Aruk;

Coco;

Luli;

Milka;

Pepper;

Zig;

Baleia;

Bijou;

Chulé;

Estopa;

Pipa;

Pulga.

Nomes para fêmeas 

Mel;

Nina;

Maggie;

Luna;

Amora;

Lola;

Belinha;

Julie;

Bela;

Sophia;

Malu;

Cacau;

Cristal;

Cindy;

Frida;

Duda;

Lua;

Babi;

Laila;

Minnie;

Jolie;

Jade;

Pipoca;

Pucca;

Lupita;

Capitu;

Wendy.

Nomes para macho 

Thor;

Luke;

Niok;

Theo;

Billy;

Bob;

Fred;

Pingo;

Chico;

Ted;

Mike;

Toby;

Toddy;

Max;

Dudu;

Bidu;

Johnny;

Marley;

Ozzy;

Cookie;

Hulk;

Snoopy;

Jack;

Bruce.

Nomes em inglês para cachorros 

Angel;

Blondie;

Cherry;

Diamond;

Ginger;

Honey;

Lion;

Muffin;

Queen;

Star;

Thunder;

Young;

Baby;

Blue;

Cinnamon;

Dudde;

Gold;

Hope;

Love;

Nanny;

Rock;

Sugar;

Tiger;

Beach;

Boit;

Cookie;

Fly;

Gypsy;

Hug;

Lucky;

Ocean;

Show. 

Na criação de cães qualquer raça é muito bem vinda. Agora é só escolher o que mais tem a cara do seu amiguinho!

Seu Cachorro não te deixa dormir? Dicas para o cão dormir

As noites estão mais compridas pois seu cão não te deixa dormir, isso nem sempre significa um problema de saúde, às vezes o problema pode ser resolvido com algumas soluções práticas, confira algumas dicas para o cão dormir que podem ser colocadas em prática facilmente: 

Mantenha uma rotina – Na criação de cães manter uma rotina é fundamental para acostumar o pet. É importante estabelecer horários certos para passeios, refeições, jogos e treinos. Manter uma vida ordenada junto com o dono e a família ajuda a criar mais segurança e equilíbrio para o animal.

Respeite o local do pet – Normalmente, o cão gosta de ter o seu espaço preferido, a sua zona, seja dentro de casa ou na área externa. Das dicas para o cão dormir, talvez esta seja uma das mais importantes, a dica é construir uma pequena casinha que pode ser encontrada nas melhores lojas de produtos pet, além de também poder fazer uma caminha para o cachorro.

Gaste a energia do cão – Não é indicado colocar o animal para fazer esforços excessivos ou obrigá-lo a brincar quando ele não quer. Mas, de maneira equilibrada é importante incentivar que o animal faça exercícios como passeios e brincadeiras ao ar livre para gastar a energia que possui em excesso e tenha mais tranquilidade à noite na hora de dormir.

Durante a criação de cães se os problemas persistirem, procure orientação de um veterinário de sua confiança.

Ideias de Fotos criativas para tirar com cachorro

Seja paciente – É importante que o dono e o fotógrafo sejam bastante pacientes, pois não é todo dia que o cão reagir da maneira esperada, não são todos os pets que conseguem adivinhar o que o dono quer fazer e, na maioria dos casos, eles não sabem o que é uma foto. 

Nas fotos criativas para tirar com cachorro é importante investir em poses espontâneas, principalmente, em momentos de brincadeira e passeios. Dessa forma as imagens ficarão surpreendentes.

Escolha locais iluminados – Evite utilizar lugares fechados ou escuros, esses locais devem ser escolhidos somente em casos específicos, no geral é importante selecionar lugares ao ar livre.

Prefira escolher locais que recebem bastante luz do sol, a luz natural do dia, principalmente de manhã, ajuda bastante.

Invista no fundo da foto – Verifique se o local tem uma boa paisagem natural ou cultural com edificações que valorizarão o enquadramento. Estamos falando do cenário, um fator tão importante quanto os modelos.

Se for aproveitar o quintal ou a varanda de casa, escolha uma parede pintada e bonita.

Faça fotos na altura dos olhos do pet – O fotógrafo ou dono do cachorro deve permanecer agachado na altura dos olhos dele para fazer a sequência de fotos, essa dica também vale para fazer vídeos.

Depois da foto pronta, isso permitirá que todos vejam a imagem do cachorro no mesmo nível.

Use brinquedos – Caso o pet esteja estressado, aproveite para usar brinquedos para entreter e divertir o animal. Mas, mesmo que ele não esteja estressado, o brinquedo preferido dele pode ajudar a ele se sentir mais à vontade no ambiente.

Em certos casos, brinquedos que emitem som podem também ajudar a distrair o animal.

Curiosidades sobre Cães

Curiosidade - cachorro pode comer banana

O mundo pet é realmente fascinante, diante disso, reunimos algumas curiosidades que farão você se apaixonar ainda mais pelo seu amiguinho, confira:

Curiosidade: cachorro pode comer banana?

Durante a criação de cães alguns alimentos podem fazer mal a saúde de seu pet, entre eles algumas frutas e legumes, mas e quando a banana…cachorro pode comer banana?

Comece sempre oferecendo pequenas porções, de maneira gradual para ver qual será a reação de seu cãozinho, no caso das bananas pique-as e remova as sementes. Tenha cautela com a casca, e procure oferecer frutas descascadas.

Durante a criação de cães os nutricionistas aconselham que, para cães de pequeno porte, você deve oferecer no máximo duas bananas, cortadas em aproximadamente um centímetro. Os cães de grande porte poderão consumir metade de uma banana, ou uma banana inteira.

Você sabe porque os cães ficam com a língua pra fora?

Na criação de cães uma pergunta bem comum de nossos leitores na categoria de curiosidades sobre cães é: porque os cães ficam com a língua pra fora? Bom, esta resposta tem uma série de explicações, as mais lógicas são:

Sabemos que, quando os cães estão ofegantes eles também podem colocar a língua para fora para acelerar a respiração, recuperar as forças depois de uma atividade desgastante e equilibrar a temperatura.

Principalmente, quando está sentindo muito calor, respirar pela boca com esse órgão para fora ajuda muito na recuperação da respiração e das forças.

Curiosidade: porque os cães gostam de dormir com o dono?

Na criação de cães é comum o cachorro se apegar ao dono(a) e querer ficar sempre por perto, inclusive na hora de descansar. Mas, cães gostam de dormir com o dono?

Quando o pet decide dormir sobre o corpo do dono, isso não quer dizer que o cão quer dominar o seu tutor, mas ele quer demonstrar afeto e carinho pelo seu dono.

Algumas pessoas acreditam que o cão é sensível e decide deitar sobre o corpo de seu dono para aliviar dores e preocupações de seus donos. Também pode significar que pretendem consolar o seu tutor de algum tipo de tristeza ou emoção ruim.

Na criação de cães dentre os fatores físicos, também pode ser justificada a busca por um local mais quente e seguro para dormir. Geralmente, essa situação ocorre muito quando o cão é filhotinho e se sente desamparado.

Seu cachorro dorme na sua cama com você, ou ela tenta, mas você não permite? Quer você permita que ela durma em sua cama ou não, o simples motivo pelo qual ela quer se juntar a você é porque ela o ama. Ela quer estar perto de seu humano.

Porque o cachorro corre atrás da moto?

Pode ser brincadeira – Além de perseguir uma moto, o pet também pode correr atrás de uma bicicleta, carro e até caminhão de lixo. Muitas vezes o cãozinho quer apenas se divertir ou sentir a necessidade de perseguir algo que parece estranho para ele.

Em outros casos essa correria pode ser também um sinal de medo, podendo considerar a moto barulhenta como uma ameaça feroz que possa causar muito medo.

Mudança de comportamento – É natural, até certo ponto, que o cão tenha esse comportamento, mas se for um comportamento repetitivo e que estressa até a vizinhança é importante evitar. Em muitos casos evite deixar o cão solto na rua ou por muito tempo no portão sob o risco de pular o muro e atacar as motos da calçada.

Na verdade ainda não sabemos porque o cachorro corre atrás da moto, mas caso esteja passeando com o pet na rua, ao verificar que ele está estressado com uma moto, segure a guia e diga ‘Não’ para ele reduzir o impulso.

Na realidade… Quantos anos vive um cachorro?

As condições de vida na criação de cães também influenciam muito na expectativa da vida do cão, o que exige por parte do tratador e do dono toda a atenção necessária como levar no veterinário e escolher os melhores produtos para o pet consumir.

Independente do porte e dos cuidados, o tempo médio de vida de um cachorro é de 10 a 15 anos, podendo variar para menos ou para mais.

Portanto, na criação de cães você não deve se preocupar em quantos anos vive um cachorro, ao invés disso, é fundamental oferecer todo o cuidado necessário para o cão viver bem e melhor, com boa qualidade de vida e boa alimentação.